Bate e volta de Paris: 7 destinos imperdíveis e como chegar

Não é a toa que Paris é o sonho de muita gente: ela é uma cidade realmente incrível. Você poderia passar meses por lá que ainda teria lugares para conhecer. Mas se você tem cerca de 4 ou 5 dias, já é o suficiente para explorar a capital francesa e dar uma esticada em alguns destinos dessa lista de bate e volta de Paris.

Confira aqui sete melhores opções para o seu roteiro, levando em conta beleza e tempo de deslocamento. Afinal, tempo vale ouro numa eurotrip e eu quero ajudar a otimizar ao máximo seu roteiro!

Bate e volta de Paris: TOP 7 destinos fantásticos

1 – Palácio de Versailles

O Palácio de Versailles é a escolha clássica de quem faz um bate e volta de Paris e o tempo de viagem para chegar lá é de apenas 40 minutos. Ele é grandioso, com muito ouro, e conta história da França na época de Maria Antonieta e do rei Luís XIV. O destaque vai para suntuoso Salão dos Espelhos e os Jardins.

Bate e volta de Paris até o Palácio de Versalhes
Impossível tirar uma foto sozinha no Salão dos Espelhos rs

Como o Palácio de Versalhes está entre os pontos turísticos mais visitados da França, perdendo apenas para Disneyland, Torre Eiffel e Museu do Louvre, espere longas filas na bilheteria. Acho que eu nunca vi tanta fila na minha vida, dá até dó de quem deixa pra comprar os ingressos na hora na bilheteria. Além de perder muito tempo, as pessoas ficam num sol de rachar (ou num frio de rachar, se for durante o Inverno).

Entrada do Palacio de Versalhes
Entrada sem fila no Palácio de Versalhes – Foto: Blog Soul Turista

Por isso, a minha recomendação é que você compre o ingresso para o Palácio de Versalhes antecipado para aproveitar bem esse bate e volta de Paris. Você pode comprar o ingresso básico, que dá acesso ao Palácio e aos seus jardins, ou o ingresso completo que também inclui outros aposentos do rei, como o Trianon e a Galeria das Carruagens. Os dois tipos de ingresso incluem áudio guia em português. Compre nesse link com nosso parceiro oficial ou selecione a data de sua viagem no banner abaixo:

 

Você ainda pode fazer como eu fiz e comprar o Paris Museum Pass para economizar na sua viagem. Ele inclui a entrada em mais de 60 pontos turísticos de Paris e região, inclusive o Palácio de Versalhes. Fica mais barato do que comprar os ingressos das atrações individualmente e os portadores do passe turístico possuem uma fila especial para entrar. Eu agradeço cada segundo por não ter precisado enfrentar nenhuma fila! Ufaaaa. Você pode realizar sua compra aqui mesmo com nosso parceiro oficial com 100% de segurança:

 

Como fazer um bate e volta de Paris até o Palácio de Versalhes?

A maneira mais comum de se chegar ao Palácio de Versalhes é de trem (chamado de RER). Simule o trajeto no Google Maps para não errar, pois provavelmente você vai precisar fazer alguma baldeação no metrô.

Coloque no Maps seu hotel de Paris como ponto de partida e o Palácio de Versalhes como destino. Você vai pegar sempre o RER C e descer na Estação Versailles Château-Rive Gauche. De lá, você caminha mais 10 minutinhos e vai chegar na portaria do Palácio. Não se preocupe com essa caminhada, não tem erro, é só seguir o fluxo rs

2 – Disneyland Paris

Você sabia que a Disneyland é o ponto turístico mais visitado de toda a França? Até a Torre Eiffel perde pra ela rs. Eu sou suspeita pra falar, pois a Disney é o meu local preferido no mundo todinho. Ali todo mundo é feliz, seja criança ou adulto e os brinquedos e espetáculos são uma experiência que vale a pena viver! A boa notícia é que, em média, você vai gastar só 45 minutos pra chegar lá.

A Disneyland, antes chamada de Eurodisney, possui 2 parques: o Parc Disneyland e o Walt Disney Studios e eles ficam um do lado do outro. Você consegue aproveitar os dois parques num mesmo dia, mas tente encaixar esse bate e volta de Paris para um dia de semana, assim vai ter menos gente e os ingressos serão mais baratos.

Eu em frente ao Castelo da Bela Adormecida, que é cor de rosa

Para garantir o seu lugar na terra onde os sonhos se tornam realidade, compre o ingresso da Disneyland Paris antecipado aqui:

 

Como ir num bate e volta de Paris para o Disneyland Paris?

Para ir de transporte público, pegue o trem RER A e desça na estação Marne La Vallee – Disneyland. Você já vai sair direto no complexo Disney.

3 – Château de Chantilly

Quer visitar um palácio bem charmoso e fugir das multidões de Versalhes? Então, que tal um bate e volte de Paris até Chatilly? Leva apenas 25 minutos.

Hoje, o Palácio de Chantilly abriga o Museu Condé de arte clássica e é lá onde está a segunda coleção mais importante de pinturas antigas da França. Em grau de importância, perde apenas para o Museu do Louvre.

O ingresso para o Château de Chantilly está incluso no Paris Museum Pass ou você pode comprar separadamente aqui.

 

Como chegar ao Palácio de Chantilly?

Se você for de trem RER D, sua viagem vai durar mais um tempo, cerca de 45 minutos. Se você quer ela bem rapidinha igual eu falei ali no começo, vá até a estação Gare du Nord em Paris e pegue um trem TER sentido Amiens. Desça na estação Chantilly – Gouvieux.

4 – Château de Fontainebleau

Mais um palácio para essa lista e mais um tesouro da França. Esse bate e volta de Paris pode ser feito em apenas 40 minutos.

Inicialmente, era apenas uma construção medieval, mas que se transformou num poderoso palácio que serviu de moradia aos reis da França, incluindo Napoleão Bonaparte. Ali você verá objetos importantes, como a mesa onde Napoleão abdicou do poder antes do exílio e mais de 1500 peças.

O Château de Fontainebleau é muito lindo e sua entrada também está inclusa no Paris Museum Pass. Mas caso queira comprar separadamente, você pode fazer isso aqui:

 

Como chegar até o Château de Fontainebleau?

Pegue um trem a partir da estação Gare de Lyon. Desça na estação Fontainebleau-Avon.

5 – Parque Astérix

Esse é um destino para os amantes dos personagens dos quadrinhos Asterix e Obelix e, principalmente, aos amantes de parques de diversões e às crianças.

O tempo de viagem desse bate e volta de Paris é de, aproximadamente, 30 minutos. O parque conta com 6 restaurantes temáticos, 5 shows e espetáculos e uma média de 40 atrações, das quais cerca de 10 são dedicadas ao público infantil. Compre aqui seu ingresso antecipado para o Parque Asterix e tenha um dia muito divertido com a família.

Como fazer um bate e volta de Paris até o Parque Astérix?

O próprio parque oferece um transfer, com saídas a cada 30 minutos. Fica barato caso você esteja sozinho ou em casal, porém as saídas acontecem do aeroporto Charles de Gaulle. Você vai precisar ir até lá, o que pode dar um pouco de trabalho. Quando chegar no aeroporto, procure o balcão “Parc de Loisirs”, pois o pessoal que organiza o transfer fica ali.

Mas caso esteja viajando com toda a família, é melhor pegar um transfer em carro privativo. Não terá tanta diferença no valor e é muito mais cômodo.

 

6 – Giverny – Jardins de Monet 

Para os fãs de arte e das pinturas impressionistas de Claude Monet, o bate e volta de Paris preferido será esse. Você gastará apenas 1h para ir de Paris até a linda cidade Giverny. Monet viveu, pintou sua maior obra-prima e morreu ali. Você pode comprar seu ingresso aqui com o fornecedor oficial do blog Soul Turista e o ticket já inclui transporte saindo de Paris, áudio guia e eles te deixam de volta no hotel.

 

7 – Bate e volta de Paris para a Região de Champagne

“Muitos lugares têm espumante, mas só a França tem Champagne!”. E se você quer viver essa experiência, faça um bate e volta de Paris em apenas 50 minutos. Reims é a cidade base para o seu passeio e abriga algumas das mais famosas casas de Champagne, como Veuvet Cliquot, Moom, Moët e Chandon e Taittinger.

Você vai ver os túneis subterrâneos onde ocorrem a maturação do Champagne e ainda sobrará tempo para visitar a charmosa cidade. Visite a catedral de Notre-Dame de Reims, onde ocorriam as coroações dos herdeiros do trono francês.

Você pode contratar uma excursão que já inclui todos os ingressos, degustações e transporte a partir de Paris.

 

Dicas para planejar um bate e volta de Paris

Todos os destinos de bate e volta de Paris que eu enumerei acima, eu expliquei como chegar e onde comprar os ingressos. Alguns deles você precisa comprar o passeio avulso, no site do Get your Guide, como é o caso da Disneyland Paris, Parque Asterix, Giverny e Região de Champagne. Mas alguns estão inclusos no Paris Museum Pass, como o ingresso do Palácio de Versailles, o Palácio de Chantilly e o Château de Fontainebleau. Se algum desses três fizer parte da sua escolha de bate e volta de Paris, com certeza vai valer a pena adquirir.

Ele é um passe turístico de Paris. Eu já fiz um post aqui no blog de como eu economizei utilizando. Com ele, você visita mais de 60 pontos turísticos de Paris e região e paga mais barato do que se fosse adquirir os ingressos individualmente. Além do mais, você não pega fila de bilheteria e ganha tempo de viagem. Em todos os pontos turísticos, existe uma fila separada para quem possui o Paris Museum Pass e ela é muito menor ou, até mesmo, inexistente. Você pode comprar o cartão diretamente com o nosso parceiro Get Your Guide clicando nesse link ou no banner abaixo:

 

Vale a pena fazer um bate e volta de Paris?

Em uma viagem pra Europa, otimizar seu tempo e unir destinos próximos sempre vale a pena. Eu diria que se você tem pelo menos quatro dias na cidade, pode escolher qualquer uma das opções que listei que será bem aproveitado.

É claro que escolher uma boa localização de hotel em Paris ajuda bastante, pois o importante é que você esteja hospedado próximo a estações de metrô.

Como um último conselho, foque na listagem que eu fiz e apenas nela. Tem muita gente que ainda indica dar uma esticada em Mont Saint-Michel, Londres ou em Bruges, na Bélgica, mas você vai perder muito tempo da sua viagem.

Juntar destinos que estejam a 2h ou mais de Paris, vai fazer com que você fique boa parte do seu dia na estrada. Você vai chegar cansado e aproveitar pouco. Para mim, regiões mais distante ou outros países devem ser explorados em uma outra viagem ou com dias de hospedagem extra nesses locais. Escolha 1 ou 2 desses top destinos que eu selecionei e se divirta!

Não esqueça o Seguro Viagem obrigatório para Europa

Todos os países que fazem parte do Tratado Schengen, o que inclui a França, exigem o Seguro Viagem de todos os turistas. Não se esqueça de fazer e, para economizar ainda mais, você pode fazer como eu. Eu sempre pesquiso preços e coberturas no site da Seguros Promo, que é um comparador de preços que já une diversas seguradoras num site só. Você não precisa entrar em site por site para cotar.

Graças a parceria do blog Soul Turista, você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão ou ganhar 5% de desconto pagando no boleto ou pix. Com o cupom SOULTURISTA5 você ainda tem a possibilidade de dobrar esse desconto e ganhar mais 5%. Faça sua cotação abaixo:

Seguro Viagem: Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR) R$ 20/dia*
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 R$ 33/dia*
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR) R$ 15/dia*

*Foto da capa gratuita – Fonte: Pixabay

Planeje sua Viagem