Museu do Louvre: roteiro pelas melhores obras e ingressos

O Museu do Louvre de Paris é o mais importante e conceituado museu do mundo. Sua área ocupa mais de 73 mil m², onde estão expostas 35.000 obras de arte.

Ele é realmente enorme e se você não planejar bem a sua visita vai acabar perdendo horas e horas. Não tem nada pior do que andar pra lá e pra cá e não saber nem o que está vendo, né? Imagina visitar o Louvre e não ver as principais obras porque não sabe onde elas estão? Para evitar esse perrengue, elaborei esse post com uma breve história do museu e as melhores obras para visitar, com suas respectivas localizações. Veja também como comprar os ingressos e outras dicas importantes.

História do Museu do Louvre

Quando o Louvre foi construído, era pra ele ser simplesmente uma fortaleza medieval. Mas acabou sendo transformado em residência da família real francesa em 1190.

Quando o Rei Luís XVI e a Rainha Maria Antonieta acabaram mortos durante a Revolução Francesa, o palácio ficou inabitado. Então, em 1793, ele foi convertido em museu.

As Pirâmides do Louvre

As Pirâmides do Louvre fazem tanto sucesso quanto o próprio museu. As construções duraram anos e custaram mais de 2 bilhões de francos. O valor foi bem caro, mas graças a beleza delas, o número de visitantes anuais do Louvre triplicou de 3 para mais de 10 milhões.

A pirâmide principal tem 21,64 metros de altura e é composta por 70 triângulos e 603 diamantes de vidro. Ela foi desenhada pelo arquiteto Leoh Ming Pei, em 1983, a pedido do Presidente da República François Mitterrand. Ela foi inaugurada em 1988, cinco anos depois do início das obras. Já a pirâmide invertida, que fica dentro do Museu do Louvre, foi concluída apenas em 1993.

Horário de funcionamento do Museu do Louvre

O Museu do Louvre abre todos os dias, menos nas terças-feiras. Seu horário de funcionamento é das 9h às 18h, sendo estendido até 21h45 nas sextas feiras.

Ele também fecha nos feriados de 1º de Janeiro, 1º de Maio e 25 de Dezembro.

Como comprar ingressos para o Museu do Louvre

Os ingressos para o Museu do Louvre devem ser comprados online de maneira antecipada. Na verdade, você até consegue comprar na hora, mas a fila é GIGANTESCA. Acredite em mim! Eu quase morri de felicidade quando percebi que, com o meu ingresso antecipado, eu entraria por uma entrada especial sem precisar enfrentar toda aquela multidão. Tirei várias fotos com as pirâmides e depois passei bem plena direto pra catraca do Louvre hahah, amei!

Foto na fachada do Museu do Louvre

Foto nas pirâmides do Museu do Louvre

O ingresso antecipado e com hora marcada para o Museu do Louvre custa 17 euros + 3 euros de taxa de reserva. São só 3 euros a mais que te economizam preciosas horas em Paris. Você pode comprar no nosso parceiro, que é revendedor oficial do Louvre, clicando nesse banner aqui embaixo:

 

Você também pode optar pelo ingresso do Louvre + aluguel de áudio-guia, comprando aqui:

 

Museu do Louvre com Paris Museum Pass

Caso você tenha a partir de 2 dias em Paris e pretenda visitar mais atrações, o Louvre aceita também o Paris Museum Pass, o passaporte turístico de Paris. Ele permite a entrada em mais de 60 monumentos e atividades da cidade e arredores e sai mais em conta do que comprar vários ingressos individualmente.

Com ele você também consegue furar filas, pois existem sempre filas sinalizadas para quem não tem ingresso, para quem tem o ingresso individual e para quem tem o Paris Museum Pass. Você pode comprar seu passe diretamente aqui com o nosso parceiro:

 

Como chegar ao Museu do Louvre

O Museu do Louvre fica no 1º arrondissement de Paris, ou seja, bem no coração da Cidade Luz. É possível chegar a partir do transporte público.

  • Metrô: Linhas 1 ou 7 – desça na Estação Palais Royal – Musée du Louvre.
  • Ônibus: Linhas 21, 24, 27, 39, 48, 68, 69, 72, 81 e 95.

Como é o Museu do Louvre

Uma vez dentro do Louvre, você chega no hall principal, que é lindíssimo. Ali você pode pegar um mapa do museu e tirar eventuais dúvidas no balcão de informações.

O Museu do Louvre se divide em cinco andares e em três alas: Richelieu, Sully e Denon. Na entrada de cada ala tem uma pessoa trabalhando no controle de visitantes. Então, cada vez que você entrar, terá de apresentar o ingresso novamente. Minha dica aqui é: percorra todas as obras de cada ala para evitar perder tempo. Somente depois de ver tudo o que gostaria é que você deve mudar de ala.

Obras do Museu do Louvre

Você sabia que o Louvre não exibe arte moderna? Pois é, as peças mais antigas tem mais de 7 mil anos e as mais recentes são de 1848.

As coleções são agrupadas em oito departamentos: antiguidades egípcias, antiguidades gregas, etruscas e romanas; antiguidades do Oriente Médio, arte islâmica, pinturas, esculturas, artes decorativas e desenhos. Para ver a descrição de cada peça, entre no site oficial do Louvre. Mas eu fiz uma listinha das imperdíveis aqui pra você.

Essa minha lista é sem caráter artístico, pois não sou nenhuma especialista em arte. Eu fiz baseada nas minhas pesquisas das peças mais interessantes e também no que eu gostei de ver por lá.

1) Mona Lisa de Leonardo da Vinci, La Gioconda (1503-1506)

Pintado pelo renascentista italiano Leonardo da Vinci, a Mona Lisa é a obra mais icônica do Louvre. Todo mundo pensa que é um quadro enorme e vistoso, mas a verdade é que o quadro é bem pequeno e forma multidões em volta. Se quiser evitar uma fila enorme, chegue bem cedo. Compre seu ingresso antecipado pela internet, esteja lá por volta das 9h da manhã e vá direto para sala onde fica a Mona Lisa.

 

Localização: Quando eu fui, ela estava na ala Denon. Mas eu prefiro que você confirme lá no hall de entrada do Louvre, porque a localização dela pode mudar.

Fila para tirar foto com a Mona Lisa no Museu do Louvre
Olha a fila que se forma e o quadro ali no fundo rs
Obra Mona Lisa no Museu do Louvre
Pequena, né? Rss

2) Quadro As Bodas de Caná, de Veronese

O quadro a óleo foi pintado por Veronese entre os anos de 1562 até 1563 e retrata o milagre de Jesus transformando a água em vinho. Quando eu visitei o Museu do Louvre, ele estava localizado na Ala Denon, exatamente em frente ao quadro da Mona Lisa.

3) Vitória Alada de Samotrácia (Grécia Antiga)

A Vitória Alada de Samotrácia foi esculpida para homenagear Nike, a Deusa Grega da Vitória. A escultura é datada de 190 a.C, mas somente foi descoberta na ilha grega de Samotrácia em 1863, toda em pedaços. O que vemos hoje no Museu do Louvre é uma remontagem dessas peças. Localização: Ala Denon

4) Vênus de Milo (Grécia)

Também chamada de Afrodite sem braços, a escultura foi descoberta na ilha grega de Milos, em 1820. Ela data de 100 a.C e, desde que foi colocada no Louvre, em 1821, é uma das peças principais nas campanhas de marketing do museu. Ela está localizada na Ala Sully.

Estátua da Vênus de Milo
Pena que minha foto ficou um pouco tremida, mas vale a intenção…

5) Escultura Os Cavalos de Marly

Escultura encomendada por Luís XIV para decorar a sua antiga residência real de Marly, perto de Versalhes. Os Cavalos de Marly foi uma obra esculpida por Guillaume Coustou, em 1743. Ela foi deslocada para Paris em 1794 e instalada na Praça da Concόrdia, na entrada da Avenida Champs-Elysées. Alguns anos mais tarde, a escultura foi substituída por cópias e a original, feita em mármore de Carrara, foi levada para o pátio do Louvre.

6) A Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix 

Nessa obra, Lady Liberté defende a bandeira da França e representa o triunfo da República sobre a Monarquia. As cores vermelho, branco e azul simbolizam a Liberdade, Igualdade e Fraternidade, respectivamente.

A pintura Liberdade guiando o povo representa a França de tal forma que estampava a nota de 100 francos, antes do Euro virar a moeda oficial do país.

7) Esfinge de Tanis (Antigo Império, 2600 aC)

A Esfinge era uma representação dos antigos egípcios da estreita relação entre o Deus Sol (corpo de leão) e o Rei (cabeça humana). A Esfinge de Tanis é uma das maiores esfinges fora do Egito.

Todo o departamento de antiguidades egípcias do Museu do Louvre é muito interessante e chamou minha atenção. Entre tantos objetos interessantes, ali também é possível encontrar algumas múmias e explicações sobre o processo de mumificação.

Esfinge de Tanis e minha mae do lado
Pra quem não conhece, essa é a minha mãe 🙂

8) Código de Lei de Hammurabi (Mesopotâmia)

O Código de Direito de Hammurabi é da onde surgiu o famoso “olho por olho, dente por dente”. É o mais longo texto sobrevivente da Velha Babilônia e muitas de suas leis ainda estão em uso, como taxas de juros e leis de herança. Sem dúvida, é um item imperdível para o que ver no Museu do Louvre. Ele está na Ala Richelieu.

9) Quadro A Coroação de Napoleão, de Jacques Louis David

O quadro, pintado em 1807, retrata a coroação de Napoleão Bonaparte como Imperador da França na Catedral de Notre-Dame. Configura como uma das peças de mais valor do Louvre e vale a pena ser visitado.

Vai viajar e ainda está procurando hospedagem em Paris?

Escolher uma hospedagem com boa localização e, principalmente, perto das estações de metrô, fará toda diferença na sua viagem. Aqui tem alguns hotéis que eu já me hospedei e também indicações de amigos próximos.

Hotel com vista para a Torre Eiffel: Le LittréBulgari Hotel Paris | Hotel Plaza Athénée | Le Royal Monceau | Ibis Paris Tour Eiffel Cambronné 15ème | Pullman Paris Tour Eiffel

Hospedagem com bom custo x benefício: Le Relais Saint Honoré | Paris France Hotel | 1K Paris | Hotel Napoleon Paris

Hotéis de Luxo em Paris: Fauchon L’Hôtel Paris | Hôtel Regina Louvre | Le Narcisse Blanc

Hostel: Yooma Urban Lodge | St. Christopher’s Inn Paris – Gare du NordGenerator Paris

Não esqueça do Seguro Viagem para Europa

Não se esqueça que os países da Europa pertencentes ao Tratado de Schengen exigem um seguro viagem para entrar nos países. Esse item é obrigatório e pode ser solicitado durante a sua imigração. Então, você precisa providenciar se não quiser ser mandado de volta para o Brasil.

A boa notícia é que os leitores do blog tem 5% de desconto na contratação de qualquer seguro através do Seguros Promo. Vou deixar aqui embaixo algumas opções. Clicando nesse banner, você já vai ganhar o desconto automaticamente.

Seguro Viagem: Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR) R$ 20/dia*
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 R$ 33/dia*
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR) R$ 15/dia*

*Foto de capa gratuita – Fonte: Pixabay

Planeje sua Viagem