Para viajar para o Chile precisa de passaporte?

O Chile, seja Santiago, o Deserto do Atacama, a Ilha de Páscoa ou a Patagônia, é um dos principais destinos turísticos procurados por brasileiros. A boa notícia é que, por fazer parte do Mercosul, a entrada no país é facilitada. Mas será que para viajar para o Chile precisa de passaporte? Quais são os documentos obrigatórios na imigração? É necessário levar o certificado internacional de vacinação? O que será que nós podemos levar dentro da mala? Confira o meu post para sanar todas as suas dúvidas.

Para viajar para o Chile precisa de passaporte?

Como eu disse ali na introdução, os países participantes do Mercosul têm um acordo diplomático que facilita o trânsito de cidadãos. Por isso, para viajar para o Chile não precisa de passaporte!

Você pode entrar no país apenas com seu documento de identidade, porém se atente as regras:

  • o RG precisa estar com uma foto recente e com data de emissão inferior a dez anos;
  • Ele precisa estar em bom estado de conservação – nada de apresentar um documento desgastado, com foto de quando você era criança, beleza?

 

E se eu quiser viajar com passaporte para o Chile?

No caso de você já possuir um passaporte, nada impede que você viaje com ele. Eu acho bobeira. Pra onde eu posso ir só com RG, eu vou. Prefiro não correr o risco de perder o passaporte porque é a maior burocracia pra registrar o B.O e ainda fazer outro depois…

Mas tudo bem, cada um é cada um. Se você coleciona carimbos no passaporte, basta que ele esteja válido por mais seis meses a partir da chegada ao Chile.

Posso entrar no Chile usando minha Carteira de Habilitação?

Não! Apenas o RG é valido. Outros documentos como CNH, CPF, Certidão de Nascimento e RG militar também não servem para entrar no Chile.

Posso dirigir no Chile com a CNH brasileira? 

Aqui temos outra boa notícia! De acordo com a Lei Chilena Nº 20.046, o turista brasileiro pode dirigir no Chile com CNH do Brasil! 🙂

Para viajar para o Chile precisa de passaporte e visto?

Nem um e nem outro! O turista brasileiro não precisa de visto para entrar no Chile, desde que sua permanência seja de até 90 dias! Para estadias superiores, você precisará de um visto de estudante ou de trabalho.

Precisa de Certificado Internacional de Vacinação para entrar no Chile?

Outra boa notícia para você: para entrar no Chile, não é exigido nenhum tipo de vacina! Uhul, nada de burocracia para tirar o certificado na ANVISA 🙂

Você não precisa do certificado de vacinação contra febre amarela, por exemplo, que é exigido em muitos países. Mas você precisa tomar a vacina, ok? Por questão de saúde mesmo hehe 😉

Atenção! Existem mais de 10 companhias aéreas que oferecem voos para Santiago a partir de SP ou RJ. Se o seu voo for direto do Brasil para o Chile, a vacina não é necessária. Mas se você vai fazer conexão no Paraguai, por exemplo, você vai precisar do documento. Portanto, verifique certinho. A vacina é exigida em alguns países sempre que você passa por eles, mesmo que não permaneça por lá. Outro exemplo de país que também exige o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é a Bolívia. Nesse caso, tome sua vacina com 10 dias de antecedência da data do seu embarque.

Quais produtos não posso levar para o Chile?

Como medida de segurança e para evitar doenças e contaminação, alguns produtos são proibidos de entrar no Chile. São eles:

  • Produtos de apicultura;
  • Flores e plantas;
  • Frutas;
  • Vegetais;
  • Insetos, bactérias ou qualquer tipo de microorganismos;
  • Animais sem documentação;
  • Carnes;
  • Produtos que contém leite e derivados do leite;
  • Produtos químicos para uso agrícola

Por outro lado, há uma lista de alimentos que podem entrar no Chile, mas que precisam ser declarados:

  • Vegetais, frutas e legumes, desde que congelados, cozidos, em conserva ou secos;
  • Chás;
  • Sucos de polpa;
  • Óleos vegetais;
  • Marmeladas;
  • Farinha;
  • Açúcar;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Cereais;
  • Carnes processadas.

Como é a Imigração no Chile?

O processo de imigração para entrar no Chile passa por três controles: a PDI, que é a Policia de Investigacion, a Aduana e o SAG, que é o Servicio Agrícola Ganadero.

Falando de forma geral, a PDI controla a documentação dos viajantes; a Aduana fica responsável por verificar os produtos e outros objetos que entram no país; e o SAG verifica a entrada de alimentos, orgânicos, bem como derivados de animais e vegetais, como frutas, verduras, carnes e produtos do gênero.

Formulário de Aduana do Chile

Agora que você já sabe o que pode ou não levar para o Chile, chegou a hora que eu vou apresentar o Formulário que você deve preencher para entregar na imigração. Todos os visitantes brasileiros precisam preencher o Formulário da Aduna do Chile, mesmo que você não tenha nada a declarar. 

Ainda no avião, a equipe de bordo passará na sua poltrona entregando um formulário igualzinho o que eu coloco abaixo. Ele é bem simples e para evitar atrasos no processo da imigração, eu já recomendo preencher durante o voo. Então, minha dica é: leve caneta! Parece simples dizer isso, mas é sério. Os comissários não fornecem caneta rs

Na primeira parte, você deve preencher com o nome, nacionalidade, documento de viagem (número do RG ou passaporte), nome do aeroporto de ingresso ao Chile (se você vai para Santiago, será Arturo Merino Benítez ou SCL), entre outras informações básicas.

Na segunda parte, você declara seus bens e se está transportando mais de 10 mil dólares. E, finalmente, na terceira parte é onde você diz se está carregando produtos de origem animal ou vegetal. Depois de tudo isso preenchido, basta colocar a data, assinar e guardar com você para entregar ao agente da imigração.

Viajar para o Chile precisa de passaporte e outras informações úteis para sua viagem

Preciso de mais algum documento para viajar para o Chile?

Precisar não, mas é sempre bom carregar em viagens para o exterior, independente do destino, documentos que comprovem o objetivo da viagem. Isto é, se você é mesmo turista sempre terá o voucher do hotel impresso ou o endereço da casa de seu amigo.

Sempre há a possibilidade de agentes da imigração solicitarem documentos desse tipo. É bom levar também a passagem de volta e provas que você tem dinheiro para se manter no país durante o período da viagem.

Outro documento que todos os turistas levam consigo é o seguro viagem. Com ele você terá muito mais liberdade e segurança para curtir seu destino, pois caso necessite de atendimento médico, odontológico ou farmacêutico, você terá tudo pago (ou reembolsado) pela seguradora. Eu sempre compro com a SegurosPromo e fechei uma parceria para os leitores do meu blog. Comprando aqui você garante 5% de desconto usando o cupom SOULTURISTA5.

Seguros Promo

Preciso me preocupar com mais alguma coisa no processo de Imigração?

Calma, está quase acabando, tem só mais um detalhe. Ao entrar no Chile, você irá receber um papel na imigração da PDI. Ele é bem pequeno, mas não perca!

Guarde com carinho, porque você terá que apresentá-lo na volta. Se você perder, terá que passar no escritório da PDI para emitir um novo documento e isso pode ser bem demorado. Imagina perder seu voo para o Brasil por causa disso? Nem brinca.

Consulado do Brasil em Santiago no Chile

É sempre útil anotar os telefones e endereço do Consulado-Geral do Brasil em Santiago. Para qualquer emergência, como documentos furtados, por exemplo, é lá que você deve buscar ajuda. O número é (+56) 22820-5800.

Ele fica em Los Militares 6191, no andar térreo, no bairro La Condes. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 09:30 às 13:30 e das 14:30 às 16:30. Porém, eles mantém um serviço de plantão para urgência de cidadãos brasileiros. O número desse plantão é (+56) 99334-5103

Seguro Viagem para o Chile

Já falei sobre seguro viagem ali em cima, mas vou te explicar melhor agora. Essa é a melhor forma de se precaver no exterior, até porque o Chile tem destinos com natureza e algumas aventuras, como esquiar no inverno ou visitar Cajon del Maipo no verão, por exemplo. Quando a gente se aventura por aí, não há como prever o que vai acontecer e você pode acabar se machucando. Então, é o seguinte: não existe atendimento médico gratuito no Chile!

Lá existem as clínicas (mais caras, equivalentes ao nosso hospital particular) e o hospital público (mas que, ainda que mais baratos, são cobrados). Se você ficar doente ou sofrer alguma fratura, terá que pagar integralmente o atendimento, os insumos usados pelo hospital e os medicamentos.

Então qual é a melhor solução? Contratar um seguro viagem com a Seguros Promo! Eles oferecem vários tipos de coberturas e as despesas e atendimento são pagos ou reembolsados pela seguradora. Fica a dica: usando meu cupom SOULTURISTA5 você ganha 5% de desconto!

Seguros Promo

Onde se hospedar no Chile

Você que veio pesquisar se para viajar para o Chile precisa de passaporte, já descobriu que ir pra lá é mais fácil do que pensava. Então, se você ficou animado, aqui vai minha última dica desse post: reserve sua hospedagem com antecedência, ainda mais se planeja uma viagem para a alta temporada (durante o inverno chileno).

Dê uma olhada no Booking.com, que é parceiro oficial aqui do blog Soul Turista. O site tem um dos sistemas de reservas mais seguros do mundo. Além disso, quando você garante uma reserva por algum link aqui do blog, você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a ganhar uma comissão dos meus parceiros para continuar trabalhando na produção de conteúdo gratuito para você! 🙂

Veja as melhores opções de hospedagens em Santiago no Chile.

 

Você só veio saber se para viajar para o Chile precisa de passaporte e saiu com várias informações bacanas para ajudar na sua viagem. Agora eu acho que não restam mais dúvidas de que você deve sair correndo pra lá, porque esse foi um dos destinos que eu mais gostei no mundo. Aproveite para descobrir um tour gratuito pelo Palácio La Moneda.

Mas caso ainda tenha algum comentário ou pergunta para fazer, me escreve aqui embaixo nos comentários. Terei muito prazer em ajudar!

Beijos, Desi

Planeje sua Viagem