Passaporte da Estrada Real: Como conseguir e onde carimbar

Um dos grandes prazeres dos viajantes é colecionar carimbos por lugares onde passou. Então, que tal incluir o Passaporte da Estrada Real na sua coleção? Essa é uma ótima oportunidade para visitar paisagens incríveis e conhecer mais sobre a História do Brasil.

Então, vem descobrir curiosidades desse caminho e baixar o seu mapa completo para se localizar na maior rota turística do país.

O que é a Estrada Real?

Mais de 1630 km de extensão formam o caminho da Estrada Real, passando por municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

A história surgiu no século XVII, quando a Coroa Portuguesa definiu os caminhos em que o ouro e os diamantes seriam transportados do interior de Minas até os portos no RJ. Pelas trilhas terem sido escolhidas pela realeza, o nome ficou sendo Estrada Real.

Finalmente, em Dezembro de 2019, foi aprovado o Projeto de Lei 7243/06 que elege a Estrada Real a Monumento Nacional. Com aprovação em caráter conclusivo na Câmera dos Deputados, agora ele segue direto para o Senado. Tomara que tudo dê certo, porque ter o símbolo mais importante do período da mineração no Brasil elevado a essa categoria vai garantir a sua proteção, preservação e incentivar mais ainda o turismo nacional. 🙂

O que é o Passaporte da Estrada Real?

O passaporte da Estrada Real é um incentivo turístico dos Estados de Minas, São Paulo e Rio. Se trata de um fomento ao turismo e a cultura nacional. Em cada cidade que você passar, terá pontos de distribuição do carimbo, que será uma bela e eterna lembrança.

Vamos combinar que possuir um passaporte transforma a experiência. É bem mais legal viajar caçando os carimbos, dá aquela ansiedade gostosa de “qual será a próxima estampa?

Então, eu vou detalhar abaixo os quatro caminhos que podem ser percorridos, bem como mostrar como conseguir o seu passaporte e seus carimbos. Bora lá!

Carimbos do Passaporte da Estrada Real
Foto: @euvinimello – Foto autorizada pelo Vinicius

Como obter o Passaporte da Estrada Real?

Se você pretende percorrer a Estrada Real, uma ótima notícia para você: O passaporte da Estrada Real é gratuito! Mas para retirar é preciso levar 1 kg de alimento não perecível ou 1 agasalho. Ok?

Para solicitar, basta preencher o formulário no site do Instituto Estrada Real e aguardar o número de confirmação no e-mail. Ele é enviado na hora mesmo e você deve imprimir (ou levar um print) para retirar em até 60 dias em um dos pontos de distribuição.

Esses pontos são os centros de informações turísticas das cidades de Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina, Cocais, Glaura, Paraty ou Petrópolis.

Cada passaporte da Estrada Real é individual. Ou seja, se você estiver em grupo, cada participante deve solicitar o seu. Com um único “documento” é possível percorrer todos os quatro caminhos.

Onde carimbar o Passaporte da Estrada Real? 

Todos os carimbos devem ser solicitados, gratuitamente, nos pontos oficiais. Eles podem ser Centros de Informação Turística, hotéis, pousadas, museus e restaurantes.

Baixar PDF completo com os endereços para carimbar seu passaporte

Conhecendo os Caminhos da Estrada Real

São quatro caminhos que podem ser percorridos a pé, de bike, de carro ou cavalgando. Não é necessário ser nenhum atleta porque o grau de dificuldade é de fácil a moderado (tem alguns pontos de exceções, mas nada que vá te matar de cansaço hehe). Mas é preciso estar em boa forma física para percorrer o trajeto por várias horas seguidas e com sol muito quente ou com muito frio! Principalmente aqui no Sul de Minas é assim, sabe? Oito ou oitenta.

Caminho dos Diamantes

Esse percurso tem 395 km e liga Ouro Preto a Diamantina, passando também pelas cidades Serro e Mariana.

O tempo estimado pelo próprio Instituto da Estrada Real é o seguinte:

De bike – 8 dias
A pé – 27 dias
Com o carro – 4 dias
A cavalo – 14 dias

Dica Soul Turista: Esse trajeto possui 178 km de subidas e descidas. Então, para diminuir o esforço físico, percorra o caminho de Diamantina até Ouro Preto e não ao contrário.

Caminho Velho

Assim chamado porque foi o primeiro trajeto determinado pela Coroa Portuguesa. Ele também é conhecido por Caminho do Ouro e liga Ouro Preto a Paraty.

Como envolve dois estados (Minas e RJ), é o trajeto mais longo e possui 710 km, sendo que 585 km são de estrada de terra. Algumas cidades pelas quais você irá passar se optar por ele são Tiradentes, São João Del Rey e Caxambu.

O tempo estimado é:

Bike – 15 dias
Caminhando – 48 dias
De carro – 8 dias
Cavalgando – 24 dias

Dica Soul Turista: Indicado para quem gosta de aventura. Com 320 km de subidas e descidas, o caminho que menos exige esforço físico é o de Ouro Preto em direção a Paraty ao invés de fazer o contrário.

Caminho Novo

Esse foi o caminho alternativo criado até o porto do Rio de Janeiro. Passar por ele era mais seguro, principalmente porque os outros trajetos as cargas ficavam sujeitas a ataques piratas.

Possui 515 km e passa por Lavras Novas, Juiz de Fora, Paraíba do Sul e Petrópolis. O tempo aproximado que você levará será:

Pedalando – 11 dias
Caminhando – 35 dias
Dirigindo – 6 dias
Cavalgando – 18 dias

Dica Soul Turista: Percorra de Ouro Preto até Porto Estrela, pois exige menos esforço do que o contrário!

Caminho do Sabarabuçu

Esse é o percurso mais curto, com 160 km, mas é maravilhoso! É uma rota alternativa para alcançar o topo da Serra da Piedade e a maioria do trajeto é feito por estrada de terra.

Com lindas paisagens, passará por Cocais (Distrito de Barão de Cocais), Caeté, Sabará e Glaura.

Bike – 04 dias
A pé – 11 dias
Carro – 02 dias
Cavalo – 06 dias

Dica Soul Turista: Percorrer o trajeto de Glaura a Cocais é mais indicado do que o contrário. Irá exigir menos esforço físico.

Dicas para percorrer a Estrada Real

Percorrer a Estrada Real é um passeio que vale a pena, mas que nem sempre é fácil. Apesar de possuir sinalização, quem não se planeja, pode encontrar bastante dificuldade para se orientar durante o trajeto. Por isso, resolvi escrever algumas dicas.

Durante todo o percurso, haverão marcos da Estrada Real. Eles sempre estarão em pontos de bifurcação, justamente porque é onde pode gerar dúvidas. A dica é: sempre seguir pelo caminho onde o marco está! Por exemplo, se em uma bifurcação, o marco estiver à esquerda, você deve virar a esquerda. Não é a ponta do marco que indica a direção e sim onde ele está.

Exemplo de como se orientar ao percorrer o trajeto da Estrada Real

Vai ser sempre assim: em quase todas as bifurcações existe um marco. Caso você encontre alguma sem, siga em direção a principal que avistou anteriormente. Mas se na próxima também não tiver, aí você errou. São bem raras as bifurcações sem marco. Você nunca andará 2 km sem encontrar um. Mas fique sempre atento pois algumas das sinalizações são praticamente encobertas por tanto mato.

Bônus para quem percorre os quatro caminhos

Quem percorre os quatro caminhos da Estrada Real, seja de uma vez ou gradativamente, merece um bônus, né? Então, se prepara!

Para os viajantes de plantão, existe um certificado especial. No entanto, para receber o seu, você deve comprovar um número mínimo de carimbos no passaporte da Estrada Real.

  • 10 carimbos no Caminho dos Diamantes
  • 14 carimbos no Caminho Velho
  • 08 carimbos no Caminho Novo
  • 04 carimbos no Caminho de Sabarabuçu

Assim que tiver tudo isso, basta encaminhar um e-mail para passaporteestradareal@fiemg.com.br 🙂

Onde se hospedar pelo caminho da Estrada Real

Na minha opinião, percorrer os caminhos da Estrada Real vale muito a pena, mas exige um esforço para quem não está de carro. Isto é, você passará muito calor e vai ficar pingando de suor… ou passará muito frio e precisará de um momento de descanso e conforto.

Seja qual for o motivo, a hora de descanso é sagrada e eu prefiro sempre me hospedar em um local com boa infraestrutura.

Em Ouro Preto, as duas melhores opções para quem quer ter conforto e poupar uma graninha são É Hostel ou Hostel Imperial. Esse último ainda se destaca pela excelente localização! Mas para quem prefere ficar em pousada, as que são mais bem avaliadas no Booking são Pousada Solar Ópera, Hotel Pousada Clássica e Pousada Colonial (todas as três possuem notas acima de 9).



Booking.com

Vale a pena alugar um carro

Como moradora do Sul de Minas, eu indico que você percorra os trechos daqui de carro. É sofrido demais o nosso calor e o nosso frio. Como eu falei ali em cima, é oito ou oitenta. Indico de olhos fechados um carrinho com ar condicionado rs

Contudo, como há muitos trechos com estrada de terra, a melhor maneira de poupar seu veículo é alugando um carro. Caso queira ter uma ideia de custos, faça uma cotação com a Rentcars. Eles cobram em reais para não precisar pagar IOF na fatura e ainda tem a possibilidade de dividir em 12x. Mas se você pagar em boleto, eles dão um descontinho. 😉

 

Dicas Extras para sua viagem

  • Estude o percurso antes, baixando o PDF que eu disponibilizei com a localização dos carimbos e também os mapas e planilhas do site oficial;
  • O caminho da Estrada Real passa por propriedades privadas. Se encontrar porteiras e cancelas abertas ou fechadas, passe mas deixe exatamente como encontrou. Isso é responsabilidade sua, não se esqueça!
  • O período de chuvas vai de Outubro a Março, mas principalmente em Dezembro e Janeiro.

 

Além do passaporte da Estrada Real ser uma ótima “brincadeira” e lembrança, depois que você leu minhas dicas é garantido tirar fotos lindas e avistar paisagens de tirar o fôlego.

Como terá a chance de entender de perto a História do Brasil, você vai aprender muita coisa nova principalmente se contratar um serviço de guia ou fizer um free walking tour pelas cidades!

Então, depois volta aqui pra me deixar um comentário contando o que de novo você aprendeu. Eu vou adorar compartilhar essa experiência com você!

Beijos, Desi

*Foto de capa gratuito: Pixabay / enviado por Rita Márcia

Planeje sua Viagem