Carnaval em Minas Gerais: Melhores blocos de Norte a Sul
O feriadão de Carnaval já está batendo na porta e você já decidiu se quer festejar ou descansar? O bom é que no Carnaval em Minas Gerais você consegue fazer as duas coisas.
Como uma boa mineirinha e apaixonada pelo meu estado, compilei neste artigo os melhores blocos de carnaval do estado. De Norte a Sul de Minas, diversão é o que não vai faltar. Tem opções famosas para os foliões que gostam de festejar durante ou quatro dias ou blocos menores de rua. Mas prometo que ao final do artigo também darei dicas para os viajantes que procuram cidades mais relax para descansar. Então, confira tudo porque você não vai querer ficar de fora, né?
– Booking: melhores hostels, pousadas e hotéis para o Carnaval em MG
Bloco do Urso – Santa Rita do Sapucaí
Sou apaixonada pelo carnaval do Sul de Minas e para começar minha lista, vou colocar o mais famoso deles. Não se deixe enganar pelo tamanho da cidade. Apesar de pequena, Santa Rita do Sapucaí faz festa como ninguém.
Com pouco mais de 36 mil habitantes, SRS fica abarrotada de gente no feriado do Carnaval em Minas Gerais. Esse número duplica e as repúblicas de estudantes viram casas de aluguel para toda a galera.
Além de vários artistas famosos e atrações legais, outro motivo que o Bloco do Urso é muito procurado é pela proximidade com SP e RJ. De São Paulo pra lá, pra quem vai de carro, são 3 horinhas. De ônibus, dá umas quatro e a empresa que faz o trajeto é a Santa Cruz Viação. Eu já cansei de fazer esse caminho, então sei de cor rs. Tem ônibus direto e várias opções de horários! Do Rio de Janeiro, eu não sei qual é a empresa de transporte público porque nunca fiz esse caminho, mas sei que são, em média, 5 horas.
Mas voltando a falar do Bloco do Urso, ele tem mais de 20 anos de tradição. Foi criado em 1998 por um grupo de amigo e o que era despretensioso, hoje reúne artistas de peso. Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial do Bloco do Urso ou com os comissários.
A “Cidade do Urso”, como é chamada, possui 72 mil metros quadrados. Confira o vídeo de uma das edições anteriores:
Bloco do Pink Floyd The CarnaWall, em Pedralva
Com cerca de 20 anos de tradição, o Bloco do Pink Floyd é voltado para quem curte rock. Afinal, aqui no Sul de Minas tem diversão garantida pra todo mundo!
A festa acontece em Pedralva, e recebe várias bandas e excursões que chegam de diversas cidades, totalizando cerca de 2,5 mil foliões no evento.
Mas uma das coisas que mais chama atenção no evento, na minha opinião, é a cachaça que vende na cidade. Eu sou uma apreciadora e Pedralva é reconhecida mundialmente, desde o século XVIII, por ter os melhores produtores de cachaça do Brasil. O clima bem seco do inverno e as chuvas abundantes do verão, ajudam bastante a maturação da cana de açúcar e deixam a bebida com ótimas características. A melhor de Pedralva é a Cachaça da Pedra que, por sorte, pode ser encontrada para comprar online na Lojinha Uai.
Eu também encontrei na Lojinha Uai mais variedades da cachaça, que eu não encontrei pessoalmente quando passei pelo Carnaval de Pedralva. Durante o Carnaval, eu só pude provar a Cachaça Ouro, envelhecida em barril de Carvalho. Na Lojinha Uai, encontrei também envelhecida em barril de Amendoim, de Castanheira, de Jequitibá Rosa, de Bálsamo e de Umburana. Eu já pedi várias de cada hahah. Pra acessar a loja, é só clicar AQUI ou clicar no banner abaixo.
Bloco Varada N’água – em Itajubá
Itajubá é a minha cidade e, por isso, escolhi pra finalizar a seleção de cidades do Sul de Minas com bons carnavais. A partir daqui, vou colocar outras pros lados de Ouro Preto.
Mas então, vamos lá. O Varada era bem pequeno quando foi criado, mas já tem mais de oito anos de tradição e arrasta de 2 a 3 mil foliões para a rua. Quem comanda a folia é a própria bateria organizada pelos amigos e fundadores do bloco. Geralmente, o Varada agita o Carnaval da cidade na sexta-feira e na terça-feira.
O maior carnaval universitário do Brasil é o de Ouro Preto. Além de lindas paisagens e muita história, os viajantes terão oportunidade de se divertir demais. As repúblicas da cidade organizam tudo, mas a prefeitura também cria diversos eventos pela cidade. Eles estão esperando cerca de 50 mil visitantes.
Em São João del Rei, o Carnaval é animado e colorido. São mais de 60 blocos que desfilam pelas ruas da cidade.
– Hospedagem para Carnaval em São João del Rei
Como eu prometi lá no começo, vou dar uma dica para os viajantes que querem fugir da bagunça e aproveitar pra relaxar e ainda fazer turismo. Aos pés da Serra da Mantiqueira, fica Monte Verde que carinhosamente chamamos de Campos do Jordão de Minas ou Suíça Brasileira.
Monte Verde é um distrito do Sul de Minas ligado a cidade de Camanducaia. Ele possui chalés perfeitos para quem quer curtir um momento de paz ou namorar bastante em casal!
– Pousadas e Chalés em Monte Verde
E então, já decidiu onde vai curtir o Carnaval em Minas Gerais? Corre pra fazer suas malas porque tudo esgota muito rápido por aqui e se demorar você pode ficar sem lugar bom para se hospedar. Se você tiver qualquer dúvida, manda um recadinho aqui pra mim que eu respondo rapidinho.