Casas de Câmbio em Foz do Iguaçu: Vale a pena trocar seu dinheiro?

Uma dúvida muito comum de quem viaja para Foz do Iguaçu e quer aproveitar para conhecer a Tríplice Fronteira é sobre as Casas de Câmbio em Foz do Iguaçu.

Se você pretende fazer compras no Paraguai, visitar as Cataratas Argentinas e brincar nos cassinos da agitada Puerto Iguazú, com certeza você está se perguntando se compensa converter seu dinheiro. Então, eu vou te explicar agora para quais situações você vai precisar usar uma moeda diferente do Real!

 

Qual moeda usar na Tríplice Fronteira?

As quatro opções utilizadas são Dólar, Real, Pesos Argentinos ou Guarani. Veja quando utilizar cada uma:

  • Dólar: Financeiramente, é a moeda mais vantajosa de ser utilizada. Se o Real já é bem desvalorizado perante ao dólar, imagine os Pesos Argentinos e o Guarani. Se você tiver dólar, leve sem medo porque tanto no Paraguai quanto na Argentina, ele é bem aceito para as compras comerciais.
  • Real: Moeda oficial de Foz e também negociado com facilidade no Paraguai. Lá, praticamente todos os comércios aceitam Real, tanto dentro de Shoppings quanto nas barraquinhas na rua. Mas na Argentina, nem todos os pontos aceitam real como moeda de compra.
  • Pesos Argentinos: Usados para comprar ingressos e atrações turísticas de Puerto Iguazú, assim como no comércio.
  • Guarani: Aceito na Ciudad Del Este, mas não é aceito com facilidade em Foz ou Argentina.

Cédulas da moeda Guarani nas Casas de Cambio em Foz do Iguaçu

Para compras no Paraguai, qual moeda eu devo levar?

A moeda oficial do Paraguai é o Guarani, mas praticamente todas as lojas aceitam o real e o dólar como forma de pagamento.

Caso você tenha as três moedas a sua disposição, saiba que na etiqueta dos produtos tem o preço cobrado em dólar, em reais ou em Guarani. Daí é só fazer a conversão e ver o que compensa mais pra você!

Mas caso você só tenha real mesmo, eu nem esquentaria a cabeça em trocar meu dinheiro. A diferença de preço não é gritante, ainda mais nós mulheres que gostamos de comprar bolsas, maquiagem e coisinhas baratinhas. Paga em Reais mesmo! 😉

Na minha opinião, a menos que você vá comprar perfumes, celular ou eletrônicos mais caros, não vale a pena esquentar a cabeça pra trocar moeda não.

Inclusive, para agendar o seu tour de compras com a agência, incluindo transporte ida e volta do seu hotel, é só inserir sua data de viagem no calendário abaixo e conferir a disponibilidade:

 

Como trocar meu dinheiro para ir para as Cataratas Argentinas?

Primeiramente, quero que você analise comigo se vale a pena trocar o seu dinheiro em Casas de Câmbio em Foz do Iguaçu.

Eu não tenho o costume de trocar o meu dinheiro por uma moeda que vale menos do que a minha, caso eu tenha a opção de usar o Real.

É lógico que em países que eu vou passar vários dias, como foi o caso do Chile, eu troquei Real por Pesos Chilenos. Mas ainda assim, pela facilidade de encontrar casas de câmbio em todas as esquinas de Santiago, eu costumava trocar um pouco todos os dias e não tudo de uma vez. Essa estratégia funciona muito bem para você não correr o risco de voltar para o Brasil com bastante dinheiro que não tem valor nenhum por aqui.

Agora vamos analisar o caso de Puerto Iguazu. Você vai fazer 1, 2 ou, no máximo, 3 passeios. Então, como eu te falei ali em cima que no comércio e atrações turísticas só aceitam Pesos Argentinos, você não tem a opção do Real. Mas, ao mesmo tempo, não tem necessidade de você trocar muito dinheiro. Você vai precisar apenas de Pesos Argentinos para o passeio + alimentação nas Cataratas Argentinas e de um pouco de dinheiro para comprar alfajor, azeites e outras coisinhas na feirinha de Puerto Iguazu. Reserve seu passeio abaixo! Insira a data de sua viagem e já confira a disponibilidade no calendário da agência:

 

Mas e agora, o que fazer?

Trocar dinheiro para Puerto Iguazu

A resposta é simples: contrate um passeio com uma agência! O guia turístico empresta dinheiro pra você e depois você paga ele em Reais. Quase todas as agências fazem isso.

Estive em Foz duas vezes, em 2017 e em 2020. Nas duas vezes, fiz isso. No dia do passeio, o guia emprestou Pesos Argentinos para todos os passageiros da van. Ao final do passeio, ele telefona para uma Casa de Câmbio na nossa frente para descobrir a cotação do dia e fazer a conversão. Então, o que a gente gastou, pagamos o guia em Reais mesmo e devolvemos os pesos que sobraram. Você pode contratar o seu passeio diretamente aqui no blog, no banner abaixo, e ainda participar do MARAVILHOSO passeio de barco pelas cataratas argentinas, o Gran Aventura:

 

Como economizar comprando Passeios em Foz do Iguaçu

Meu conselho é que você use seu dinheiro na cidade apenas para gastos com alimentação + compras, conforme eu expliquei acima. Já os ingressos das atrações em Foz do Iguaçu eu recomendo comprar com antecedência. Primeiro, porque você ganha tempo com uma preocupação a menos. E depois porque sai bem mais barato!

A outra vantagem é exclusiva para quem compra ingressos na Get Your Guide, assim como eu. Eles têm uma política de flexibilidade única. Salvo algumas exceções, que vem explicitamente escrito na página de compra, eles reembolsam 100% seu dinheiro se algum imprevisto acontecer ou se você mudar de ideia e precisar cancelar com 24 horas de antecedência.

Como eu utilizo esse site para comprar passeios no mundo inteiro, já precisei de reembolso inúmeras vezes e posso te garantir que é super rápido, viu? Não precisa ficar correndo atrás, mandando mil mensagens e nem nada disso. É tudo automático e cancelou num dia, vai aparecer estornado na sua fatura em no máximo 3 dias. Dito isso, com eles eu reservei o passeio em Itaipu, Parque das Aves em Foz do Iguaçu e também as Cataratas do Iguaçu + Macuco Safari e Iguazu Falls em Puerto Iguazu. Todos correram na mais perfeita ordem. Vou colocar abaixo – é só clicar e fazer sua cotação. Você tem a liberdade de passear pelo site e ler todo o descritivo do passeio, encontrar os melhores preços e escolher, sem ficar nenhum vendedor no seu pé 🙂

 

Ainda quero trocar meu dinheiro. Faço nas Casas de Câmbio em Foz do Iguaçu ou no Paraguai?

Há inúmeras Casas de Câmbio em Foz do Iguaçu. No Centro, precisamente em frente ao Hotel Tarobá, tem uma. Dentro do Shopping Catuaí Palladium tem outra, etc. Mas se você estiver de carro alugado e tiver facilidade de deslocamento, faça o câmbio no Paraguai. Geralmente as condições são melhores!

Mas se o deslocamento for mais difícil e você optar por trocar seu dinheiro nas Casas de Câmbio em Foz do Iguaçu mesmo, se atente para o seguinte: os comércios do Paraguai não aceitam as notas de 100 dólares da série C, B e D.

Sabendo de tudo isso, é só tomar a decisão que seja melhor para você! Qualquer outra dúvida, escreva aqui no campo de comentários pra mim. Boa viagem!!

Planeje sua Viagem