10 Passeios Gratuitos em Santiago para suas férias

Está procurando economizar em sua viagem para o Chile? Então, confira todos os principais passeios gratuitos em Santiago. Veja como ir a parques, palácios, mercados, igrejas e museus sem gastar nenhum real do bolso. O último da lista é o mais incrível, na minha opinião.

Existem passeios gratuitos em Santiago?

Não só existem, como a lista é gigante. Aqui eu separei uma lista com 10 passeios gratuitos em Santiago para você economizar bastante. Eu fiz todos eles na minha viagem e te garanto que são incríveis. No entanto, meu preferido eu deixei por último, para encerrar com chave de ouro. Confira!

1 – Troca de Guarda no Palácio de La Moneda, em Santiago

Olha que legal: um dos ponto turísticos mais famosos do Chile é um dos passeios gratuitos em Santiago. Ele conta a história de todo país e, por isso, não pode ficar de fora do seu roteiro. O prédio é lindíssimo e ali foram feitas as primeiras moedas da República Chilena, mas hoje se encontra a sede do governo.

Você precisa programar o roteiro de sua viagem para ver a troca de guarda no Palácio de La Moneda, cerimônia que acontece ininterruptamente desde 1851. Mas, se conseguir, minha dica é visitar o Palácio La Moneda por dentro, num tour guiado. Ele é 100% gratuito, mas precisa ser agendado com antecedência. Veja esse meu post para aprender como agendar.

Interior do Salão O'Higgins no Chile com seu luxuoso tapete e enorme lustre
Salão O’Higgins – Foto: Desirrêe Dias

2 – Cerro Santa Lucía 

O Cerro Santa Lucía tem uma vista muito bonita de toda cidade. Muito famoso por sua beleza e por suas lindas construções no interior do parque, foi também o local de fundação da cidade de Santiago.

Lá dentro, dá pra fazer belas fotografias, mas você vai precisar de disposição pra subir as escadas até o topo do morro. Por isso, eu não indico para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

3 – Cerro San Cristóbal

Localizado no Parque Metropolitano, o Cerro San Cristóbal também tem uma vista panorâmica de Santiago. As paisagens e as montanhas vão garantir belíssimas fotos e a vantagem é que aqui você consegue subir até o topo de teleférico ou funicular. Eles são pagos, mas se quiser economizar, pode ir a pé por meio de uma trilha.

4 – Plaza de Armas e Catedral Metropolitana de Santiago

Não deixe de admirar a beleza e a vida acontecendo aos arredores da Plaza de Armas de Santiago. Ali é um prato cheio para quem gosta de Arquitetura e História.

A Catedral Metropolitana do Chile fica bem no centro da Plaza de Armas e foi construída no século XVI. Desde então, passou por várias reformas que a deixaram com o estilo Neoclássico. Ela é enorme e linda, com o teto que chama muito a atenção. Eu fiquei deslumbrada!

Você pode entrar na igreja gratuitamente e também não paga nada se quiser ficar para assistir uma missa.

Catedral Metropolitana do Chile é um dos passeios gratuitos de Santiago
Difícil é conseguir tirar uma foto bonita e sem muvuca ali rss

Interior da Catedral Metropolitana do Chile

5 – Mercado Central em Santiago

Você é daqueles que, assim como eu, não dispensa conhecer a culinária local? Então, o Mercado Central de Santiago é parada obrigatória! Lá você encontra diversos restaurantes e, sobretudo, peixes e outros frutos do mar. Não deixe de experimentar também as tradicionais e deliciosas empanadas e o vinho chileno.

6 – Passeios gratuitos em Santiago pelos museus: Museu Nacional de Belas Artes 

O Museu Nacional de Belas Artes é gratuito todos os dias do ano. Ele foi inaugurado em 1880 e isso o torna o mais antigo museu de Belas Artes na América do Sul.

Atualmente, já possui mais de 5 mil obras de arte de artistas nacionais e internacionais e vão desde os tempos coloniais até os dias atuais. Seu horário de funcionamento é de terça a domingo das 10:00 às 17:30. Fecha às Segundas.

7 – Museu de Arte Contemporânea de Santiago

Criado em 1947, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) é um dos melhores museus de Santiago e gratuito todos os dias. Suas milhares de exposições são divididas em duas sedes: uma parte no Palácio Belas Artes, que fica no Parque Florestal, e outra parte no Parque Quinta Normal, em um edifício conhecido como Parthenon ou Palácio de Versalhes.

8 – Museu Nacional de História Natural 

Localizado também no Parque Quinta Normal e fundado em 1830 por Claudio Gay. O Museu Nacional de História Natural, em Santiago, é um dos mais antigos museus de toda América.

Ele é um tanto quanto inusitado e bem legal, pois guarda as principais vegetações e minérios do Chile. Mas ali tem também partes que exploram a botânica, zoologia, antropologia, paleontologia, etnologia e mineralogia.

Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 10:00 às 16:30 e aos domingos das 11:00 às 17:00. É fechado às Segundas.

9 – Artesanato Chileno no Centro Artesanal Los Dominicos

A feirinha Los Dominicos é muito famosa e um local super indicado para comprar souvenirs em Santiago. É possível encontrar artesanato em madeira, couro, panelas de cobre, esculturas, pinturas e, até mesmo, as belíssimas jóias de Lápis-Lazúli.

10 – Dos passeios gratuitos em Santiago, esse é o melhor: Templo Bahá’í

De todos os passeios gratuitos em Santiago, esse foi o que eu mais gostei. Eu amo conhecer culturas diferentes, principalmente ligadas a religiosidade e espiritualidade. Eu acredito que todos têm muito a ensinar pra gente e nós devemos absorver o melhor de cada pessoa e moldar os nossos valores. Por isso, visitar o Tempo Bahá’í foi tão especial pra mim!

O Tempo Bahá’í Chile, na verdade, chama Templo Bahá’í de Sudamérica. Além de ter uma arquitetura muito bonita, em formato de flor, ele é uma casa de oração única na América Latina. Se você quer conhecer a Fé Bahá’í, Santiago é o local mais próximo.

Dentro desse local de oração, você não verá nenhuma imagem e também é proibido celebrar qualquer missa ou culto, pois eles pregam a harmonia religiosa e um futuro livre de discriminação. É uma religião independente, com suas próprias escrituras sagradas. Então, tudo o que você vai encontrar no interior são mensagem de Bahá´u´lláh, com ensinamentos e boas-vindas a todos que ali frequentam. É proibido fotografar no interior do Templo Bah’aí, mas fiz algumas fotos na parte externa, aos pés da Cordilheira dos Andes. Olha que lindo resultado!

Templo Baha'í em Santiago aos pés da Cordilheira dos Andes

Dos passeios gratuitos em Santiago, o que mais gostei foi o Templo Baha'í de Sudamerica

Tour Pago em Santiago – Cajón Del Maipo + Embalse El Yeso

Eu entendo que você queira economizar na sua viagem para Santiago, mas não deixe de fora os tours pagos. Eles são a cereja do bolo e sabe-se lá quando você vai ter a chance de retornar para o Chile, não é mesmo?

Eu fui no verão e, por isso, não era temporada de neve. No lugar, eu fiz o passeio de Cajón Del Maipo + lago Embalse el Yeso, que, sem dúvida, vai ficar para sempre na minha memória!

Você fará um picnic aos pés da Cordilheira dos Andes e a paisagem é de tirar o fôlego. E a grande vantagem desse passeio é que ele ocorre sempre, independente do clima. Se você viaja no verão, verá um lago lindo e terá a possibilidade de nadar em piscinas naturais formada por águas vulcânicas. Se você viaja no inverno, a Cordilheira coberta por neve fica ainda mais maravilhosa!

Mas uma dica muito importante que te dou: a viagem para Cajón são várias horas e a estrada é cheia de curvas perigosas. Ir de carro por conta própria pode ser extremamente perigoso e, por isso, eu te indico a contratar um tour. Os motoristas de van já estão acostumados com o trajeto e, inclusive, vão te indicar as melhores áreas para curtir o seu passeio. A empresa que eu contratei e indico é essa aqui:

 

Tour Pagos em Santiago – Valle Nevado e Farellones

Se você for para Santiago na temporada do inverno, não pode deixar o Valle Nevado e Farellones de fora do seu roteiro. O lugar que eu indico comprar é esse site de venda de ingressos e tours pelo mundo, que eu super confio, tem ótimos preços e, caso algo acontecer, você pode cancelar com até 24 horas de antecedência. Eles fazem o tour em Português, inclusive.

 

Planeje sua Viagem