9 passos para escolher o destino de viagem ideal

Para nós que adoramos viajar, qualquer feriadinho já é uma desculpa perfeita pra colocar o pé na estrada. Mas com tantas opções disponíveis, acaba ficando difícil escolher qual o destino de viagem ideal para aquela ocasião.

Já pensou que chato fazer um passeio que não tem nada a ver com você? Ou ir viajar numa época muito chuvosa? Tudo bem que imprevistos acontecem, mas se planejar direitinho dá pra evitar muita surpresa. Por isso, preparei uma lista com 9 fatores para você levar em conta antes de sair por aí. Confira meu post e veja várias dicas para viver uma experiência incrível e curtir muito seu roteiro, visitar o que te agrada e no seu tempo. Bora!

 

O que levar em consideração para escolher o destino de viagem ideal?

As possibilidades são infinitas dentro e fora do Brasil e, ao contrário do que muita gente pensa, não precisa ser rico para viajar. Confira minha lista e saiba o que você deve priorizar antes de definir seu roteiro!

1. Faça uma Bucket List

Se você ainda não sabe o que é isso, fique sabendo que a expressão deriva do inglês “to kick the bucket“, que significa “bater as botas”. Então, bucket list é a famosa “lista de coisas para fazer antes de morrer”.

Para quem ama viajar, nada mais justo do que ter essa lista para não deixar passar nenhuma oportunidade. Certamente vai ter uns lugares longes e que vão precisar de mais dedicação para alcançar. Mas, com certeza, vai ter alguns próximos para você realizar o mais rápido possível.

Na minha Bucket List, por exemplo, a Disney de Orlando estava em primeiro lugar. Teve uma vez que eu sonhei com o Castelo da Cinderela no Magic Kingdom e o meu sonho foi tão real que eu acordei chorando. E a outra vez eu sonhei que estava num brinquedo do Harry Potter na Universal Studios, mas eu era a coruja Edwiges hahahahaha

 

Enfim, o que eu quero dizer pra você é que se você sonha, ninguém vai poder realizar por você! Está na hora de tirar os seus sonhos do papel!

2. Qual é o seu estilo?

Em minha opinião, essa é a pergunta mais importante para definir seu destino de viagem ideal. Já pensou em viajar para um lugar que não tenha nada a ver com você ou com o momento da vida que você está? Não é nada legal e isso já aconteceu comigo.

Os trilheiros que me perdoem, mas quando eu fui pra Capitólio, que é maravilhoso, eu fiquei morrendo de medo de andar nas cachoeiras e escorregar. O fato de que eu não sei nadar muito bem também ajudou. Apesar de ter achado um destino muito lindo, com paisagens incríveis, não é um lugar para o qual eu voltaria.

Se você está muito sedentário, por exemplo, um destino com escalada não é o ideal. Mas não é só natureza ou metrópole que você precisa considerar aqui. Também precisa se perguntar: Quero curtir o calor ou o frio? Seu maior interesse são atrações turísticas ou compras? Você pretende conhecer algum lugar que ofereça turismo religioso? Está indo para relaxar ou ir para baladas?

Está indo para praticar esportes? Nesse caso, não se esqueça JAMAIS de fazer um Seguro Viagem! Eu nunca viajo sem seguro, independente do lugar para onde vou. Imagina precisar de assistência e não ter quem te amparar? E olha que eu já precisei, viu? Precisei no Chile e precisei em Londres também. Você pode fazer uma cotação no site da Seguros Promo e usar meu cupom SOULTURISTA5 para ganhar 5% de desconto! 🙂

A culinária local também precisa ser considerada. Há aqueles que estão dispostos a experimentar novas comidas, se arriscar em novos idiomas e aprender novas culturas. Já outros enxergam isso como uma barreira e não gostam de sair de sua zona de conforto. Independente de qual seja o seu estilo, ele é seu! Ninguém tem o direito de tirar isso de você. Então, não vai na onda de ninguém e pesquise bem sobre o seu destino. Saiba aproveitar cada segundo e faça sua viagem maravilhosa se sentindo bem onde você está!

Definindo seu estilo e sendo honesto com você mesmo, você consegue selecionar algumas cidades para seu ranking.

3. Defina seu orçamento

Agora que você selecionou algumas cidades que combinam com seu estilo, chegou a hora de definir o orçamento que tem disponível para seu destino de viagem. Nada de ficar fazendo dívidas maiores que você pode pagar, hein? É verdade que ninguém resiste a uma promoção “10x sem juros”, desde que você tenha dinheiro para pagar as parcelas.

Em primeiro lugar, ninguém precisa ser rico para viajar. Você pode reunir a turma de amigos e dividir o aluguel do carro, por exemplo. Na minha viagem pra Capitólio, que eu comentei anteriormente, fomos em 5 amigos e ficou em R$ 684,00 pra cada um (contando aluguel da casa, gasolina, pedágio, 2 passeios e 1 festa). Bom, né? E olha que eu paguei caro nos passeios ainda porque era feriado.

Fazer um mochilão é uma ótima opção para quem viaja sozinho. Mas se seu perfil não for tão aventureiro, compre passagens e tudo que puder com antecedência. Os descontos serão bem maiores!

4. Quantos dias você tem para viajar?

Você tem vários dias, um final de semana ou precisa ser o famoso bate e volta? O tempo que você vai levar para chegar ao seu destino de viagem é um fator muito importante. Pra quem tem apenas um fim de semana, não faz sentido ficar 12 horas viajando na ida e mais 12 horas na volta, não é mesmo?

5. Pesquise o calendário do seu destino de viagem escolhido

Certamente agora a sua lista de cidades está bem menor. Mas ainda sobram algumas, né? É por isso que eu escrevi esse e os tópicos abaixo.

Então vamos imaginar a seguinte situação: Na empolgação, você compra uma passagem, reserva hotel e só depois descobre que você agendou a sua viagem durante um feriado e que nada fica aberto no seu destino. No Chile, por exemplo, a maioria dos estabelecimentos comerciais e restaurantes não abre na segunda feira. Em Israel, por outro lado, isso acontece no sábado por ser considerado um dia sagrado. Nas cidadezinhas do interior do Brasil, muita coisa não abre domingo. Parece um absurdo para quem vive em São Paulo, mas é uma realidade aqui em Minas. Então, pesquise bastante o calendário local antes de sair fechando seu pacote.

Eventos sazonais também impactam muito a sua viagem. Nos Estados Unidos, por exemplo, durante a Spring Break, tudo fica insuportavelmente lotado. As férias americanas vão de março até meados de abril e podem arruinar as suas férias caso você chegue desprevenido. No final de Novembro, durante a Ação de Graças e no período de preços baixos da Black Friday, a multidão também se torna irritante.

Pra você ter uma ideia, eu fui pra Orlando no dia 9 de Novembro. Peguei todos os parques super de boa e consegui fazer todas as atrações que eu queria da Disney, Universal Studios, Island of Adventures, Busch Gardens e Sea World. Fiz, repeti e fiz várias que eu nem fazia questão também, pois estava com tempo sobrando. Quando chegou dia 20 de Novembro, data bem próxima da Black Friday e do Thanksgiving, os parques ficaram super lotados. Eu mal consegui fazer 3 atrações – sorte que eu estava repetindo os parques.

 

Por outro lado, existe também as coisas boas que podem ser aproveitadas em ocasiões especiais. Faça uma boa consulta caso você queira curtir eventos específicos como o Rock in Rio, a Oktoberfest, o Natal Luz, o Carnaval, entre outros.

6. Qual é o clima na época que você vai viajar? 

Você sabia que no mês de Setembro é comum acontecer furacões em algumas cidades dos Estados Unidos, inclusive em Orlando? Então, se você só tem esse mês para sua viagem, é melhor escolher outro destino da lista.

Se você quer pegar uma praia, por exemplo, não viaje para o Chile nos meses de inverno. O verão chileno é em Fevereiro e, ainda assim, as águas do Oceano Pacífico são bem geladas. Agora se você está querendo pegar um friozinho, não procure isso em Fortaleza, que é muito quente mesmo em Julho quando eu estava lá.

O que não falta são exemplos para te dar. Portanto, sempre pesquise o clima no seu destino de viagem. Você pode usar sites como o Climatempo ou o AccuWeather para obter estas informações.

7. Atenção para a documentação obrigatória

Aqui nos países do Mercosul, você viaja só com o documento de identidade. Mas nem adianta marcar uma viagem para fora da América do Sul se não tiver um passaporte com, pelo menos, seis meses de validade. Também não adianta querer viajar para os Estados Unidos e não ter um visto válido.

Em alguns lugares, como Bogotá, por exemplo, são requeridas vacinas de febre amarela. Você vai precisar tirar seu certificado internacional de vacinação na Anvisa até mesmo para fazer uma simples conexão nesses países.

Não se esqueça que em muitos países também é obrigatório ter um Seguro Viagem. É o caso do Uruguai, Chile, Colômbia, todos os países da Europa pertencentes ao Tratado Schengen, entre outros.

Para contratar seu seguro viagem, eu indico o site da Seguros Promo. É um comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado. E os leitores aqui do blog Soul Turista possuem 5% de desconto com o cupom SOULTURISTA5 comprando por esse link AQUI. Caso o pagamento seja feito por PIX ou boleto bancário, você duplica esse desconto e ganha 10%.

8. Quem vai nessa viagem com você?

Você vai encarar essa viagem sozinho? Vai estar em casal? Com os amigos? Acompanhado dos pais na terceira idade? Vai levar os filhos pequenos?

Assim como eu disse acima que a sua opinião e estilo de viagem importam, a opinião deles também é super válida. Caso tenha alguém com dificuldade de locomoção, veja se o destino está preparado para receber turistas e conta com boas infra-estruturas. Fazer um passeio espiritual ou andar nos museus com crianças pequenas também não são boas opções. Agora se você está sozinho, meu amigo, só vai!! 🙂

9. Leve em consideração as experiências de amigos 

Com os passos anteriores, você já vai estar preparado para definir seu destino de viagem ideal. Mas caso ainda tenha dúvidas, converse com amigos e peça referências sobre os lugares que eles já visitaram. Mas nunca se esqueça que aqui no blog Soul Turista você também vai encontrar muuuuita coisa para ajudar! Nada como uma opinião de alguém em quem você confia, né?

10 Lugares para Viajar no Brasil

  • Para curtir o agito do Carnaval: Santa Rita do Sapucaí – MG

No Sul de Minas, tem o bloco mais famoso do estado inteiro. A pequena cidade, com pouco mais de 36 mil habitantes, dobra esse número no feriado de Carnaval. Você vai encontrar foliões do país inteiro e muita música boa no Bloco do Urso. Por ali, já passaram Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Alok, Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Jorge e Mateus e muitos outros.

  • Para quem procura por turismo religioso: Caeté – MG

Caeté fica na região metropolitana de Belo Horizonte e é onde está o Santuário de Nossa Senhora da Piedade. São esperadas meio milhão de pessoas todos os anos, número que equivale a 5% do total das viagens nacionais motivadas pela fé. Além disso, em Caeté está em construção o maior museu sobre Maria do mundo, o “Museu Maria Regina Mundi”.

  • Para quem quer curtir o Inverno: Monte Verde – MG

Não é pra puxar sardinha pro meu lado não, mas o Sul de Minas está lotado de cidade boa pra curtir o inverno. O clima gelado, o charme dos chalés e as lindas paisagens fazem com que o distrito de Monte Verde, em Camanducaia, seja conhecido como a Suíça Brasileira.

  • Para quem quer aproveitar o Circuito das Águas: São Lourenço – MG

O Parque das Águas de São Lourenço é uma das maiores estâncias hidrominerais do país. São mais de nove fontes de águas medicinais, um balneário para banhos relaxantes e terapêuticos e opções de entretenimento para todas as idades.

  • Para quem quer se divertir: Beto Carrero World – SC

Localizado na cidade de Penha, em SC, o Beto Carrero World é um parque que mistura brinquedos e espetáculos com a pegada circense. Passar pelo menos um dia ali é obrigatório para todos os brasileiros que gostam de diversão. Além disso, ele é, orgulhosamente, reconhecido como um dos 10 maiores parques temáticos do mundo.

Excursão Para o Beto Carrero World saindo de Bombinhas

Excursão Para o Beto Carrero World saindo de Balneário Camboriú

Excursão Para o Beto Carrero World saindo de Florianópolis

Excursão Para o Beto Carrero World saindo de Curitiba

  • Para quem ama o agito: Rio de Janeiro – RJ

Se você gosta de diversão, agito, multidão e opções de lazer que não acabam mais, o Rio é o lugar perfeito. Se for no Ano Novo, então, aí nenhum outro lugar supera. Compre o tour completo pelo Rio de Janeiro.

  • Para quem quer aproveitar o calor: Fortaleza – CE

A ensolarada Fortaleza não decepciona nem mesmo no inverno. Eu estava lá em Julho e o calorzão permitiu fazer tudo, desde as falésias de Morro Branco até um passeio massa no Beach Park.

Eu nas falésias de Morro Branco

  • Para quem quer se encantar com as Cataratas: Foz do Iguaçu – PR

As Cataratas do Iguaçu foram uma das coisas mais lindas que eu já vi na vida. Garanta o ingresso das Cataratas aqui.

Você ainda pode fazer um passeio de bote no Macucu Safari. E que tal conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu e dar um pulinho no Paraguai para fazer compras?

Eu de braços abertos na ponte da Garganta do Diabo nas Cataratas do Iguaçu

  • Destino de viagem para o Natal: Gramado e Canela – RS

O Natal Luz recebe milhares de turistas e tem programação para todos os gostos e idades. Além disso, a culinária dessas cidades foi uma das melhores que já provei na vida. Veja meu post de 6 lugares para comer doces em Gramado e Canela.

Portal de Gramado decorado para o Natal Luz melhor destino de viagem para o final do ano

  • Para quem quer se aventurar na natureza: Capitólio – MG

Capitólio é maravilhoso e tem muitas opções, sobretudo, para os amantes da natureza. Além do tradicional passeio de lancha, é possível fazer um passeio de 4×4 e o mais inusitado: um passeio de balão.

Eu na lancha em Capitólio na cachoeira Lagoa Azul

As possibilidades pelo mundo são infinitas, mas espero que com essas dicas fique mais fácil escolher o próximo destino de viagem. Então, continue acompanhando o blog para saber mais dicas. Mas se tiver mais alguma sugestão, não deixe de compartilhar comigo aqui nos comentários.

Planeje sua Viagem