Coronavírus simplificado: O que é, sintomas e dicas para viagem
O que já era alarmante, virou cada vez mais motivo para medo entre nós brasileiros. No último dia 26 de Fevereiro, foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no Brasil e logo na época do Carnaval. As notícias sobre o homem que circulou livremente durante quatro dias por São Paulo já repercutiu nacionalmente, mas será que há mesmo motivo para pânico? Você sabe quais medidas deve tomar e o que fazer se estiver viajando e desconfiar que apresenta algum sintoma? Então, continue a leitura que vou te deixar por dentro de tudo.
O que todo mundo sabe é que o Coronavírus, ou como é atualmente chamado, Covid-19, ataca o sistema respiratório. Ele se espalhou a partir da região de Wuhan, na China onde muitas pessoas tiveram contato e ingeriram animais selvagens em uma feira.
Embora ninguém saiba exatamente qual foi o animal responsável por espalhar a doença, indícios apontam para o morcego. Muitos chineses comeram carne de morcego e esse animal é capaz de conviver com diversos vírus sem adoecer (ele não é resistente apenas ao Coronavírus. São vários mesmo).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia declarado como emergência internacional e, até o momento, já registrou infecções em 46 países ao redor do mundo. Mas e aí, como prevenir? Será que é necessário desmarcar aquela viagem que já está com tudo pago? Será que o Seguro Viagem cobre atendimentos com sintomas de Coronavírus? Continue comigo para saber as orientações!
Como a doença é transmitida
A transmissão ocorre através das gotículas de saliva. Então, podemos dizer que o espirro, a tosse, o catarro e o contato pessoal próximo facilitam a contaminação. Basta um aperto de mão para o vírus se instalar, acredita? 🙁
O contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, nariz ou olhos também é um meio de contágio. Ou seja, você deve REDOBRAR sua atenção ao pegar em corrimão, encostar no metrô, utilizar banheiro público ou mexer com dinheiro. Já fez isso? Então, lembre-se de passar álcool em gel nas mãos.
Essa doença ataca, sobretudo, as vias respiratórias. Por isso, é comum que o doente apresente sintomas de falta de ar, dificuldade para respirar, tosse e febre alta. Em algum casos, também pode apresentar problemas gástricos e diarreia.
Até o momento, não existe nenhum tratamento. O recomendado é tomar muita água, banho de água quente e repouso.
Dicas de Prevenção
Infelizmente, todos estamos sujeitos a doença. Mas para prevenção você deve evitar contato com pessoas tossindo (o ideal são, pelo menos, dois metros de distância). Lave sempre as mãos, passe álcool em gel, evite coçar os olhos ou levar a mão na boca. Acho que você já sabe, mas não custa nada repetir, que é de boa educação cobrir o nariz quando espirrar ou tossir. E, por último, mantenha ambientes arejados, com as janelas abertas e o ar sempre circulando e evite contato próximo com animais selvagens.
Você já tem uma viagem marcada para os próximos dias ou meses? Viajar é bom demais e você não precisa entrar em pânico. Mas eu me sinto na obrigação de dar algumas dicas para você se divertir com segurança nessa trip! ✈️
Cancelar ou não a viagem é uma questão muito pessoal. Não sou eu quem vou te falar isso. A Organização Mundial de Saúde já orienta que viagens a China sejam canceladas. No entanto, para outros destinos da Ásia, bem como da Europa, o importante é buscar as informações oficiais sobre seu destino e tomar as devidas precauções!
📢 É importante que você saiba que no exterior, o sistema de saúde não é como no Brasil. Isto é, não existe atendimento gratuito e, por isso, o seguro viagem é mais que indispensável! Aqui no Soul Turista, sou parceira da Seguros Promo. Você pode acessar o site de seguro viagem e usar o cupom SOULTURISTA5 para ganhar 5% de desconto! ❤️
Mas se finalmente entrou no site, mas ficou em dúvida de qual seguradora escolher, aqui vai outra informação. Essa é outra decisão pessoal e existem vários fatores a ser considerados, sendo o seu orçamento um deles. Porém, saiba que as epidemias e pandemias são tratadas como riscos excluídos na maioria dos casos. No entanto, de todas as seguradoras presentes na Seguros Promo, a GTA foi a única que manifestou cobertura para um primeiro atendimento emergencial.
Mas, em caso de escolher outra, mesmo não sendo garantida a cobertura, é imprescindível que você entre em contato com a seguradora contratada para maiores informações.
Preparei um “mapa” para ajudar você, viajante, a tomar sua decisão de qual destino escolher. Então, vamos ver?
Brasil
- Foi confirmado o primeiro paciente com a doença em 26 de Fevereiro de 2020. Outros 20 casos suspeitos são monitorados em sete estados do país.
- O Ibovespa opera em queda devido a essa instabilidade na saúde. Isso significa que o dólar ultrapassou os R$ 4,50 e a libra esterlina já bateu R$ 6,30 (to horrorizada, gente :()
- O diretor-executivo do programa de emergências da OMS, Michael Ryan, declarou que o país tem “capacidade de resposta em larga escala”, caso seja necessário. Até então, sem motivos para pânico.
Europa
- Na Itália, já morreram 14 pessoas vítimas do Coronavírus. Muitos outros estão sendo tratados, totalizando 528 até então. É o país com maior número de casos no continente europeu. E eu fiquei muito triste com essa notícia porque eu, simplesmente, AMO a Itália. Se dependesse do meu gosto, todo mundo visitaria a Itália pelo menos uma vez na vida!
Ásia
- O maior número das doenças está aqui;
- A China adiou a volta às aulas e o Japão suspendeu o funcionamento de todas as escolas. Eles, realmente, estão em reclusão;
- A Disneyland de Shanghai permanece fechada para ajudar a não espalhar o vírus nos turistas. Achei legal essa atitude. Disney é Disney, né meus amores?
Oriente Médio
- No Irã, já morreram 26 pessoas. É o maior número fora da China;
- A Arábia Saudita proibiu estrangeiros de fazerem peregrinações religiosas no país.
Por favor, inclua a atribuição a https://soulturista.com a este gráfico.
Gostou das minhas dicas? Então, compartilha com seus amigos e segue o @soulturista.com.br lá no Instagram. Sempre espalho boas dicas lá também que quanto mais gente souber, melhor! 😉