10 Passeios Gratuitos em Santiago para suas férias
Está procurando economizar em sua viagem para o Chile? Então, confira todos os principais passeios gratuitos em Santiago. Veja como ir a parques, palácios, mercados, igrejas e museus sem gastar nenhum real do bolso. O último da lista é o mais incrível, na minha opinião.
Existem passeios gratuitos em Santiago?
Não só existem, como a lista é gigante. Aqui eu separei uma lista com 10 passeios gratuitos em Santiago para você economizar bastante. Eu fiz todos eles na minha viagem e te garanto que são incríveis. No entanto, meu preferido eu deixei por último, para encerrar com chave de ouro. Confira!
1 – Troca de Guarda no Palácio de La Moneda, em Santiago
Olha que legal: um dos ponto turísticos mais famosos do Chile é um dos passeios gratuitos em Santiago. Ele conta a história de todo país e, por isso, não pode ficar de fora do seu roteiro. O prédio é lindíssimo e ali foram feitas as primeiras moedas da República Chilena, mas hoje se encontra a sede do governo.
Você precisa programar o roteiro de sua viagem para ver a troca de guarda no Palácio de La Moneda, cerimônia que acontece ininterruptamente desde 1851. Mas, se conseguir, minha dica é visitar o Palácio La Moneda por dentro, num tour guiado. Ele é 100% gratuito, mas precisa ser agendado com antecedência. Veja esse meu post para aprender como agendar.
2 – Cerro Santa Lucía
O Cerro Santa Lucía tem uma vista muito bonita de toda cidade. Muito famoso por sua beleza e por suas lindas construções no interior do parque, foi também o local de fundação da cidade de Santiago.
Lá dentro, dá pra fazer belas fotografias, mas você vai precisar de disposição pra subir as escadas até o topo do morro. Por isso, eu não indico para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
3 – Cerro San Cristóbal
Localizado no Parque Metropolitano, o Cerro San Cristóbal também tem uma vista panorâmica de Santiago. As paisagens e as montanhas vão garantir belíssimas fotos e a vantagem é que aqui você consegue subir até o topo de teleférico ou funicular. Eles são pagos, mas se quiser economizar, pode ir a pé por meio de uma trilha.
4 – Plaza de Armas e Catedral Metropolitana de Santiago
Não deixe de admirar a beleza e a vida acontecendo aos arredores da Plaza de Armas de Santiago. Ali é um prato cheio para quem gosta de Arquitetura e História.
A Catedral Metropolitana do Chile fica bem no centro da Plaza de Armas e foi construída no século XVI. Desde então, passou por várias reformas que a deixaram com o estilo Neoclássico. Ela é enorme e linda, com o teto que chama muito a atenção. Eu fiquei deslumbrada!
Você pode entrar na igreja gratuitamente e também não paga nada se quiser ficar para assistir uma missa.
5 – Mercado Central em Santiago
Você é daqueles que, assim como eu, não dispensa conhecer a culinária local? Então, o Mercado Central de Santiago é parada obrigatória! Lá você encontra diversos restaurantes e, sobretudo, peixes e outros frutos do mar. Não deixe de experimentar também as tradicionais e deliciosas empanadas e o vinho chileno.
6 – Passeios gratuitos em Santiago pelos museus: Museu Nacional de Belas Artes
O Museu Nacional de Belas Artes é gratuito todos os dias do ano. Ele foi inaugurado em 1880 e isso o torna o mais antigo museu de Belas Artes na América do Sul.
Atualmente, já possui mais de 5 mil obras de arte de artistas nacionais e internacionais e vão desde os tempos coloniais até os dias atuais. Seu horário de funcionamento é de terça a domingo das 10:00 às 17:30. Fecha às Segundas.
7 – Museu de Arte Contemporânea de Santiago
Criado em 1947, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) é um dos melhores museus de Santiago e gratuito todos os dias. Suas milhares de exposições são divididas em duas sedes: uma parte no Palácio Belas Artes, que fica no Parque Florestal, e outra parte no Parque Quinta Normal, em um edifício conhecido como Parthenon ou Palácio de Versalhes.
8 – Museu Nacional de História Natural
Localizado também no Parque Quinta Normal e fundado em 1830 por Claudio Gay. O Museu Nacional de História Natural, em Santiago, é um dos mais antigos museus de toda América.
Ele é um tanto quanto inusitado e bem legal, pois guarda as principais vegetações e minérios do Chile. Mas ali tem também partes que exploram a botânica, zoologia, antropologia, paleontologia, etnologia e mineralogia.
Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 10:00 às 16:30 e aos domingos das 11:00 às 17:00. É fechado às Segundas.
9 – Artesanato Chileno no Centro Artesanal Los Dominicos
A feirinha Los Dominicos é muito famosa e um local super indicado para comprar souvenirs em Santiago. É possível encontrar artesanato em madeira, couro, panelas de cobre, esculturas, pinturas e, até mesmo, as belíssimas jóias de Lápis-Lazúli.
10 – Dos passeios gratuitos em Santiago, esse é o melhor: Templo Bahá’í
De todos os passeios gratuitos em Santiago, esse foi o que eu mais gostei. Eu amo conhecer culturas diferentes, principalmente ligadas a religiosidade e espiritualidade. Eu acredito que todos têm muito a ensinar pra gente e nós devemos absorver o melhor de cada pessoa e moldar os nossos valores. Por isso, visitar o Tempo Bahá’í foi tão especial pra mim!
O Tempo Bahá’í Chile, na verdade, chama Templo Bahá’í de Sudamérica. Além de ter uma arquitetura muito bonita, em formato de flor, ele é uma casa de oração única na América Latina. Se você quer conhecer a Fé Bahá’í, Santiago é o local mais próximo.
Dentro desse local de oração, você não verá nenhuma imagem e também é proibido celebrar qualquer missa ou culto, pois eles pregam a harmonia religiosa e um futuro livre de discriminação. É uma religião independente, com suas próprias escrituras sagradas. Então, tudo o que você vai encontrar no interior são mensagem de Bahá´u´lláh, com ensinamentos e boas-vindas a todos que ali frequentam. É proibido fotografar no interior do Templo Bah’aí, mas fiz algumas fotos na parte externa, aos pés da Cordilheira dos Andes. Olha que lindo resultado!
Tour Pago em Santiago – Cajón Del Maipo + Embalse El Yeso
Eu entendo que você queira economizar na sua viagem para Santiago, mas não deixe de fora os tours pagos. Eles são a cereja do bolo e sabe-se lá quando você vai ter a chance de retornar para o Chile, não é mesmo?
Eu fui no verão e, por isso, não era temporada de neve. No lugar, eu fiz o passeio de Cajón Del Maipo + lago Embalse el Yeso, que, sem dúvida, vai ficar para sempre na minha memória!
Você fará um picnic aos pés da Cordilheira dos Andes e a paisagem é de tirar o fôlego. E a grande vantagem desse passeio é que ele ocorre sempre, independente do clima. Se você viaja no verão, verá um lago lindo e terá a possibilidade de nadar em piscinas naturais formada por águas vulcânicas. Se você viaja no inverno, a Cordilheira coberta por neve fica ainda mais maravilhosa!
Mas uma dica muito importante que te dou: a viagem para Cajón são várias horas e a estrada é cheia de curvas perigosas. Ir de carro por conta própria pode ser extremamente perigoso e, por isso, eu te indico a contratar um tour. Os motoristas de van já estão acostumados com o trajeto e, inclusive, vão te indicar as melhores áreas para curtir o seu passeio. A empresa que eu contratei e indico é essa aqui:
Tour Pagos em Santiago – Valle Nevado e Farellones
Se você for para Santiago na temporada do inverno, não pode deixar o Valle Nevado e Farellones de fora do seu roteiro. O lugar que eu indico comprar é esse site de venda de ingressos e tours pelo mundo, que eu super confio, tem ótimos preços e, caso algo acontecer, você pode cancelar com até 24 horas de antecedência. Eles fazem o tour em Português, inclusive.