Como é a Visita Panoramica Itaipu Binacional
Se você está procurando por passeios imperdíveis em Foz do Iguaçu, a visita panoramica Itaipu Binacional precisa ser incluída no seu roteiro.
Reconhecida como uma das maiores obras de engenharia de todos os tempos, a Usina Hidrelétrica de Itaipu é a maior em produção do mundo. Durante muitos anos, ela foi também a maior em tamanho, mas perdeu esse posto para a Usina de Três Gargantas na China.
Na minha primeira visita a Foz, fiz o tour panorâmico guiado, que conta com um excelente atendimento turístico. Ficou curioso? Então, vem comigo que te conto tudo!
A Usina Hidrelétrica de Itaipu
Atualmente, a usina de Itaipu fornece 16,4% da energia consumida no Brasil e 71,3% da consumida no Paraguai. A grandiosidade vai te deixar realmente surpreso, pois são 7.919 metros de extensão.
Essas e outras curiosidades, você pode descobrir em dois passeios pela Itaipu: ou através da Visita Panorâmica ou pelo Circuito Especial. Na minha viagem, optei por fazer o passeio no ônibus panorâmico e vou te contar em detalhes como foi.
A Visita Panorâmica Itaipu Binacional
O tour panorâmico acontece todos os dias, com saídas a cada meia hora. Ele começa no auditório com um vídeo institucional que conta como foi a construção da barragem e um pouco do dia a dia de trabalho na Itaipu.
Fechar com uma agência é a melhor opção, pois é mais cômodo e seguro. Se deixar pra ir por aplicativo, você pode ficar na mão e se atrasar. Na minha experiência, o Uber não funcionou bem em Foz do Iguaçu. Os motoristas ficam mandando mensagem pra você dizendo que o valor do aplicativo está desatualizado e o valor da corrida fica mais caro. Não gostei dessa atitude! Mas, por sorte, existe opção de bate e volta para Itaipu saindo dos hoteis de Foz do Iguaçu e também de Puerto Iguazu. Vou colocar alguns passeios da agência que eu fechei aqui embaixo pra facilitar a sua pesquisa. É só clicar no banner abaixo que você vai direto pra página.
Chegando lá, passamos por uma breve revista e pelo detector de metais. Com tudo certo, embarcamos no ônibus turístico de dois andares e somos acompanhados por um guia que vai nos dando informações durante todo o percurso. Ele sempre pergunta o idioma dos passageiros, porque eles são muito organizados e trilíngues. A visita panoramica Itaipu também pode ser traduzida para o inglês ou espanhol.
Passamos pelo portal de entrada da Itaipu Binacional e a primeira vista é o canal de piracema, que foi construído para preservar a vida dos peixes. Ali, eles conseguem desovar, já que, com a construção da barragem, eles não conseguem mais subir o rio.
Passamos também pelo Bosque dos Trabalhadores, onde tem algumas plaquinhas pela grama. Cada trabalhador que se aposenta ou completa 30 anos de trabalho na Itaipu planta uma árvore. Podemos ver como a equipe da usina leva a sério essa questão ambiental. Posteriormente, vou contar o que eles fazem pelos animais silvestres também.
Então, ocorre a primeira das três paradas: o Mirante do Vertedouro. É a parada mais linda, na minha opinião. É ali que tem o letreiro da Itaipu Binacional. Para quem não sabe, o Vertedouro descarrega a água que não é utilizada para geração de energia. Quase sempre ele está fechado, porque a capacidade é enorme – 40 vezes superior a vazão média das Cataratas do Iguaçu.
Ele só é aberto em períodos de muitas chuvas, onde sobra água. Mas a minha mãe já teve a sorte de presenciar ele aberto em uma das 13 vezes que ela visitou Foz do Iguaçu. Como eu ainda nem existia na época, fiquei só na vontade. 🙁
Dali vamos ao Mirante Central, que é a segunda parada. Ali está o Painel do Barrageiro e a escultura do Homem de Aço. O Nicão, como ele é carinhosamente conhecido, foi construído a partir da sucata das máquinas, quando Itaipu ainda era um canteiro de obras. Ele pesa duas toneladas e presta uma homenagem aos 40 mil trabalhadores que ajudaram a construir a Usina.
Nesta parada, há banheiros e lojinhas. Permanecemos ali por 10 minutos e depois retornamos ao ônibus.
Já no ônibus, passamos pelas unidades geradoras, que são aqueles tubões brancos por onde a água passa. Quando o ônibus continua, passamos por cima do vertedouro e temos uma vista panorâmica linda da Usina Hidrelétrica.
A nossa terceira parada é no Porto Kattamaran. Paramos 10 minutos para apreciar a beleza do Lago de Itaipu e depois retornamos ao ônibus para ele nos levar de volta ao ponto inicial. Mas quem pagou pelo passeio no Kattamaran, pode descer e ficar por aqui. Portanto, eu vou explicar melhor esse passeio logo ali embaixo.
Como comprar os ingressos para a Visita Panoramica Itaipu?
A visita panorâmica Itaipu dura, aproximadamente, 2 horas e ocorre de segunda a sexta.
Você pode comprar os ingressos no site oficial de Itaipu ou pelo site da Civitatis, parceira oficial aqui do blog. A vantagem de comprar com eles é que o transporte está incluso. Além de buscar no hotel, o guia acompanha e te passa várias informações legais.
Você também pode comprar diretamente inserindo a data de sua viagem no calendário abaixo:
Quem tem direito a pagar meia?
- Crianças de 6 a 11 anos, desde que apresente documento oficial com foto;
- Idoso acima de 60 anos, desde que apresentem documento com foto;
- Professor, desde que apresente holerite + documento oficial com foto ou carteira de trabalho;
- Doador regular de sangue, desde que apresente a carteirinha com 3 doações realizadas nos últimos 12 meses;
- Jovens de baixa renda, desde que sejam inscritos no CadÚnico;
- PCD
Quem tem direito a gratuidade?
- Crianças de 0 a 5 anos de idade – Mas eles pagam uma taxa simbólica de 1 real.
Qual passeio escolher: Visita Panoramica Itaipu ou Itaipu Especial?
Como mencionei anteriormente, para conhecer o funcionamento da Usina Hidrelétrica de Itaipu, existem dois percursos: o Panorâmico e o Circuito Especial.
A menos que você seja engenheiro ou trabalhe numa área relacionada, a Visita Panoramica Itaipu vai te atender perfeitamente bem. Eu não fiz o Circuito Especial, mas pela descrição do passeio, imagino que muita coisa eu, que sou leiga na área, não entenderia.
Por isso, a diferença entre eles é basicamente que no Panorâmico você vai conhecer o funcionamento de uma maneira mais superficial. No Circuito Especial, eles te apresentarão grandiosas máquinas e a sala de comando central, onde brasileiros e paraguaios trabalham na geração de energia.
Outra diferença que pesa bastante nessa decisão é a de preço. O Circuito Especial é bem mais técnico e detalhado. Por isso, chega a dobrar o preço. Para comprar, acesse a Civitatis. Mas saiba que para ter acesso ao Circuito Especial, é necessário ser maior de 14 anos.
Mais experiências pela Usina Itaipu Binacional
Existem mais cinco passeios que podem ser escolhidos na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Eles não são passeios explicativos, como os dois mencionados acima, mas podem ser experiências bacanas adicionais. São elas:
- Itaipu Iluminada – Esse passeio acontece nas sextas e sábados, às 19h30. Com duração aproximada de 1 hora e meia, a vista é de uma imensa barragem iluminada por 747 refletores e 112 luminárias. O espetáculo de acendimento de luzes acompanha uma trilha sonora inesquecível. Compre aqui!;
- Itaipu Kattamaram Pôr do Sol – Lembra que eu falei anteriormente que, na terceira parada, você podia ficar ali no lago do Kattamaram? A embarcação te leva para navegar durante 2 horas;
- Itaipu Ecomuseu – A história da Usina Binacional é contada através de fotografias e objetos em uma exposição. O passeio ocorre de terça a domingo, das 10h às 18h, e é livre. Uma vez lá dentro, você pode permanecer o tempo que quiser. Mas eles indicam que, aproximadamente, 1 hora dá para ver tudo.
- Itaipu Refúgio Biológico – Mais de 50 espécies de animais silvestres, entre jaguatiricas, quatis, jacarés, serpentes e muito mais, são abrigadas no Refúgio Biológico Bela Vista. Plantas também são preservadas em uma trilha que percorre dois quilômetros. O passeio acontece de terça a domingo e tem 2h e meia de duração.
- Itaipu Pólo Astronômico – A experiência noturna no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho acontece sextas e sábados e conta com plataforma de observação a olho nu, o que é (quase) inédito no mundo.
Conclusão
Como já deu pra perceber, o que não faltam são opções de passeios pela Usina. Ainda não tive a oportunidade de fazer esses passeios adicionais, mas os que eu mais tenho vontade são Itaipu Iluminada e Itapu de Kattamaram. Quem sabe numa próxima vez, hein?
E você, vai preferir fazer só a Visita Panoramica Itaipu ou adicionar algum outro? Qualquer uma delas, vai ser massa. Mas não se esqueça de voltar pra me contar sua experiência.