5 Lugares para tomar um bom sorvete italiano em Roma
Mais do que uma sobremesa, o sorvete italiano é um patrimônio nacional. E não é pra menos: ele é espetacular!
Provar um bom gelato italiano, de preferência sentada em um dos banquinhos da Fontana di Trevi, é o ponto alto da viagem à Itália. Eles são tão gostosos que, mesmo que você vá durante o inverno, todas as sorveterias ficam abertas – e movimentadas – 365 dias no ano.
E olha que o que não falta por lá são sorveterias, mas algumas são realmente acima da média. Por isso, eu vou te dizer onde ficam os 5 melhores lugares para se provar um sorvete em Roma.
Por que o sorvete italiano é conhecido por ser o melhor do mundo?
O sorvete italiano é reconhecido mundialmente pela ser ultra cremoso. O motivo disso é que eles levam, pelo menos, 60% de leite.
Agora os de fruta são igualmente sensacionais. Preparados com matéria prima fresquinha, as frutas da Itália são bem grandes, brilhosas e suculentas. Minha mãe que o diga. Ela comeu muita fruta lá e, quando voltou pro Brasil, a primeira coisa que fez foi dar uma volta no supermercado pra comprar fruta. Isso que é aguçar a vontade…
Além de utilizarem ingredientes de qualidade, o sorvete italiano leva uma menor quantidade de gordura. Enquanto o sorvete industrial possui de 8 a 12% de gordura, o artesanal italiano fica entre 6 a 10%.
E pra finalizar, como também não são acrescentados corantes, estabilizantes e aromas artificiais, não é necessário incorporar quase nada de ar. Como assim ar, Desirrêe? Calma, eu explico.
O ar serve pra tornar o sorvete mais macio e leve. No sorvete industrial, de tanta química que leva, é utilizado no mínimo 70% de ar pra deixar o sorvete macio. Enquanto isso, no gelato artigianale usam 35% de ar apenas.
O resultado disso tudo é um sorvete artesanal de consistência macia e bem fresquinha. Ele pode ficar o dia todo lá no freezer que nunca ficará duro e congelado.
Então, vamos direto ao ponto pra conhecer as minhas melhores indicações de sorvete italiano.
1. Gelateria Fatamorgana
A Fatamorgana é uma rede de gelaterias. Existem várias unidades em Roma, mas a que eu experimentei foi a do Vaticano.
A sorveteria faz jus ao nome porque os sorvetes parecem que foram feitos por uma fada.
Os sabores podem variar, pois são feitos com as frutas da estação. Eu pedi de morango e o mais delicioso, que você não pode deixar de provar: Prince’s Kiss. Ou seja, beijo do príncipe. E a plaquinha que fica em cima do sorvete leva o desenho de O Pequeno Príncipe.
Eu não sei os ingredientes, mas pra mim pareceu uma mistura bem cremosa de leite condensado com nutella. Só sei que é perfeito!
Na dúvida, você pode pedir para experimentar. É só falar para a atendente “May I try?”. Aqui foi o único lugar que eu escutei como resposta “Just one”. Ou seja, eu só podia escolher 1 sabor para provar. Na verdade, a atendente não foi das mais simpáticas, mas tudo foi compensado quando eu fui “beijada pelo príncipe” hahah. Não é a toa que o sorvete italiano da Fatamorgana ocupa o primeiro lugar do meu ranking.
Onde fica? Endereço: Via Leone IV, 50. Fica a uns minutos de caminhada da Basílica de São Pedro, porém a poucos metros do Museu do Vaticano.
Preço: Paguei 2,70 euros nesse copinho com os 2 sabores.
2. Bar Trevi
A Gelateria Bar Trevi, na minha opinião, é a melhor de todas para tomar sorvete de frutas.
Como você pode perceber, eu pedi morango, que em italiano é “fragola“, em todas as sorveterias que fui e variei no segundo sabor. Geralmente, em Roma é assim: você paga o valor do copinho (ou casquinha) já com 2 bolas.
Aqui foi o lugar que ganhou, em disparada, no sabor morango. Você sente até as sementinhas. Minha mãe pediu sorvete de Limão e também amou!
Onde fica? Endereço: Piazza di Trevi 90. É só chegar na Fontana de Trevi e olhar pra direita: ali vai estar a sorveteria.
Preço: Ao contrário do que todo mundo pensa, não é porque fica em um local extremamente turístico que custa caro. Paguei 2 euros e pouquinho também no copinho com os 2 sabores. Se quiser adicionar Macaron por cima, é mais 1 e pouquinho.
3. Gelateria La Nazionale
A nota da Gelateria La Nazionale no TripAdvisor é 4,5 não é a toa. Até a casquinha é artesanal! Eu não tenho uma indicação específica, todos os sabores que provei estavam ótimos e suuuuper cremosos.
Como eu fiquei hospedada na Via Nazionale, a sorveteria ficava bem em frente do meu hotel. Sempre que me dava uma fominha no fim da tarde, eu matava minha fome ali tomando sorvete italiano hahaha =)
Onde fica? Endereço: Via Nazionale 206-207, a alguns metros da Praça da República e da Estação Termini.
Preço: Paguei 2 euros e pouquinho também no copinho com os 2 sabores. É bem servido, uma das maiores bolas de sorvete de todas as gelaterias. Substitui uma refeição mesmo!
4. Gelateria Della Palma
É até difícil escolher entre os 150 sabores da Gelateria Della Palma. Por esse motivo, é uma das sorveterias mais famosas de Roma.
O fator que pode incomodar um pouco é a quantidade de turistas: é realmente muita gente comprando ali, mas é bem bom! Não me lembro o preço, mas é na mesma faixa dos outros que citei acima. A sorveteria que eu paguei mais caro eu deixei por último no ranking.
Onde fica? Endereço: Via della Maddalena 19/23, perto do Pantheón.
5. Il Gelato di San Crispino
Eu vi muita propaganda dessa sorveteria na internet, mas não achei lá essas coisas não. Il Gelato di San Crispino foi o lugar mais caro de todos esses que citei. Paguei mais de 3 euros num copinho que só vem com 1 sabor. Eu já estava empolgada para escolher 2, como na maioria das sorveterias, e o atendente disse que era 1 só =(
De qualquer maneira, coloquei aqui para dar meu parecer e porque os sabores são bem diferentes e exclusivos. Então, vale a pena provar alguns!
Lá eu encontrei sorvete italiano de pêssego, de torrone com rosas e de suspiro. O suspiro tem versão tradicional e com chocolate. Eu achei bem enjoativo, mas nunca me imaginei tomando esses sabores de sorvete. Por isso, achei que valeu a experiência!
Onde fica? Via della Panetteria 42. Fica em uma das ruazinhas escondidas atrás da Fontana di Trevi.
Sorvete Italiano no Copinho ou na Casquinha?
Essa é uma pergunta que gera muita polêmica entre os italianos. Os italianos alegam que o sabor do sorvete muda totalmente se degustado na casquinha ou no copinho. Na Nova Zelândia, fizeram até uma pesquisa para comprovar essa história.
A maioria das sorveterias defende a degustação na casquinha e vou explicar o motivo. Quando lambemos o sorvete, a língua se enche da massa, de modo uniforme. Por sua vez, o gosto do sorvete italiano é percebido com mais intensidade pelas papilas gustativas presentes na língua.
Quando o sorvete é degustado no copinho, isto não acontece. A colherzinha não consegue espalhar de maneira uniforme toda a massa do sorvete e o sabor não fica tão bom quanto deveria.
Quer você acredite ou não nessa teoria, na Itália, mais de 80% dos sorvetes vendidos são de casquinha. E eu faço parte do pequeno grupo de 20% de pessoas estabanadas que preferem o copinho e que não sentem diferença nenhuma no sabor hehe
Em nenhuma dessas sorveterias me perguntaram como eu queria o meu sorvete. Todos eles já me serviram no copinho, com exceção da Gelateria La Nazionale que iria me servir na casquinha e eu pedi para mudar.
Então, caso você queira mudar também – e sem ressentimentos se você quiser hehe -, aqui está o vocabulário:
Cono: sorvete de casquinha
Coppetta: sorvete de copinho
Independente de qual você escolher, não deixe de seguir meu roteiro na hora de provar seu gelato. Depois volte aqui pra me contar qual você mais gostou!
Passeios em Roma
Eu não tenho palavras para descrever Roma. Essa cidade faz parte do meu TOP 3 e eu quero voltar o mais rápido possível. Mas você precisa visitar lugares incríveis para melhorar a experiência de viagem e dar uma volta na História do mundo. Quer conhecer os Museus do Vaticano e a Capela Sistina? Compre seu ingresso antecipado pelo mesmo preço da bilheteria e evite filas!