Pub Crawl Santiago: Balada para sexta e sábado no Chile
Nascido do termo To Crawl, que, em inglês, significa rastejar, essa é exatamente a intenção do Pub Crawl Santiago: que você saia muito louco da maratona de bares e boates. Por isso, se você não bebe, esse não é o lugar indicado pra você.
Essa festa surgiu na Europa e, como a sacada é muito boa, rapidamente se espalhou pelo mundo.
O mais famoso do mundo é o da República Tcheca. Não sei se você sabe, mas a cidade de Praga é chamada de “mother of Pub Crawl” porque lá ele acontece todos os dias do ano. Depois da minha experiência maravilhosa no Chile, eu ainda hei de conhecer o Pub Crawl tcheco rs
Mas, sem mais delongas, vamos conhecer com detalhes como funciona a balada mais imperdível de Santiago do Chile.
O que é o Pub Crawl de Santiago?
A história é o seguinte: você paga 14 mil pesos chilenos (ou USD 20), ganha uma pulseirinha do Pub Crawl e conhece quatro bares em uma noite.
A vida noturna de Santiago começa cedo. Por isso, às 22h inicia o Pub Crawl. Eu aconselho que chegue cedo por dois motivos: o primeiro é porque no ponto de encontro é o lugar mais fácil de fazer amizades. E o segundo motivo é porque depois vai ficar mais difícil saber onde encontrar a galera.
O ponto de encontro é em algum bar da cidade. Geralmente, é no Bairro Bellavista. Mas eu aconselho acompanhar o instagram oficial da festa para verificar.
Lá, você tem uma hora de cerveja à vontade. Em algumas noites do Pub Crawl Santiago, ainda rola open bar de terremoto e pisco sour, duas bebidas alcoólicas típicas chilenas.
Eu falei que é o lugar mais fácil de fazer amizade porque é onde o staff coloca todo mundo em contato, fazendo vários drinking games.
Eu fui pro Pub Crawl com o Junior e a Fernanda. No primeiro bar, ficamos amigos do Eduardo e do Guilherme, que era o promoter da festa – brasileiro e super animado! Ele trabalhava na organização, mas acabava sempre voltando pra se divertir com a nossa turma.
As 23h, o pessoal da organização passa “recolhendo” a galera que está com a pulseirinha. Daí segue todo mundo a pé para o próximo bar/boate.
Atenção: No Chile, é proibido consumir bebida alcoólica em lugares públicos. Então, você não pode sair andando com seu copo de cerveja pelas ruas. Beba tudo dentro do primeiro bar e saia andando sem nada até chegar no próximo.
Os bares sempre oferecem um shot de graça para os participantes do Pub Crawl. Além disso, você pode pagar para consumir no bar. Se no bar tiver fila, quem tem a pulseira do Pub Crawl passa na frente.
Depois de 1 hora no bar, o staff passa “recolhendo” a turma de novo. Pode ficar tranquilo, eles são bem organizados e não perdem ninguém do grupo.
O mais legal é que nas andanças até chegar no próximo bar, você vai fazendo amizades. Foi assim que a Valéria entrou pra nossa turma. E foi assim que começamos a sair todos juntos diariamente em Santiago.
A última parada é em alguma boate e, a partir daí, é cada um por si.
Pra quem o Pub Crawl é indicado?
Antes de qualquer coisa, ser maior de idade é obrigatório para frequentar o Pub Crawl. Em segundo lugar, se você não gosta de bebida alcoólica, lá não é lugar pra você.
Minha intenção aqui não é incentivar o consumo de bebida, muito pelo contrário. É apenas falar a verdade do que acontece por lá. Por isso, e muito importante, vá de Uber! Nunca, jamais, misture bebida alcoólica e direção.
A galera vai estar toda mais alegre, mas ninguém passa dos limites ao ponto de desrespeitar ou brigar com alguém. O Pub Crawl não é um lugar para confusão. Todo mundo quer se divertir e fazer amigos.
Dito isso, eu indico para grupos que viajam em amigos e para quem viaja sozinho. Eu acho uma ótima ideia para quem não tem muitos amigos na cidade e para quem não sabe onde ir.
Outras baladas em Santiago
Se você curtiu o estilo do Pub Crawl, com certeza vai querer conhecer a balada itinerante Miercoles Po.
Ela é, geralmente, organizada pela mesma equipe do Pub Crawl e você encontra informações sobre no site oficial. Lá você consegue conferir onde será a festa naquela semana.
A Miercoles é uma festa que não atrai os chilenos, mas sim estrangeiros. Primeiro porque a intenção, assim como o Pub Crawl, é conhecer pessoas. E depois pela economia: gringo não paga a entrada, basta levar a identidade ou o passaporte.
Você ainda pode conferir o meu post sobre o Pátio Bellavista em Santiago e aproveitar a vida noturna por ali.