Onde se hospedar em Paris: descubra as melhores regiões
Apesar de ser um dos destinos mais caros, Paris é presença confirmada em quase todos os roteiros de quem viaja para Europa pela primeira vez. Mas nem tudo é tão simples assim. Você precisa conhecer os endereços da capital francesa para fugir das ciladas de hospedagem. Então, para descobrir onde se hospedar em Paris e encontrar indicações de lugares baratos e bem localizados na Cidade Luz, vem comigo.
Onde se hospedar em Paris?
Antes de mais nada, você precisa conhecer a divisão dos bairros em Paris e onde estão localizados cada um dos principais pontos turísticos da cidade.
Paris é composta por 20 arrondissements. Eles são números de 1 a 20 que dividem a cidade em diferentes zonas. Quanto mais próximo do 1, mais no centro você estará. E quanto mais próximo do 20, mais na periferia você estará.
E as minhas indicações pra você, viajante, é que você se hospede entre o 1 e o 6, no máximo. Ou, tem uma única exceção que explicarei mais abaixo. Vou te indicar também algumas opções com o custo benefício bem legal. É claro que se você reservar com antecedência, a chance de encontrar o preço mais em conta é maior.
Como saber qual é o arrondissement de Paris?
Legal, Desi, você já disse que é melhor ficar entre o 1 e o 6. Mas como saber em que arrondissement fica aquela hospedagem? É simples. Você vai pesquisar no Google o endereço do hotel e observar quais são os dois últimos números do código postal.
Veja o exemplo a seguir. O endereço do Louvre é Rue de Rivoli, 75001 Paris – isso significa que ele está no arrondissement 1.
O Pantheón, por exemplo, tem o seguinte endereço: Place du Panthéon, 75005 – então, ele está no 5º arrondissement.
Mas atenção: o Moulin Rouge, por exemplo, tem o seguinte endereço: 82 Boulevard de Clichy, 75018 – isso significa que ele está no 18º arrondissement e não no 8. Veja sempre se o penúltimo número do código postal é 0 ou 1 pra não se confundir, tá bom? 😉
Onde se hospedar em Paris – Qual é o melhor bairro para se hospedar em Paris?
Agora que já te expliquei como funcionam os endereços em Paris, a decisão final de onde se hospedar em Paris cabe a você. Mas para uma primeira visita a cidade, eu indico que você se hospede próximo a uma estação de metrô para que não perca tempo com deslocamento e consiga aproveitar o máximo da cidade.
Le Marais, a minha indicação
O Marais (em Francês, se pronuncia “Marré”) é um dos bairros com melhor custo-benefício. Ele está no 4º arrondissement e possui preços mais em conta aliados com uma ótima localização, além daquela atmosfera bem parisiense.
Lá é repleto de lojinhas interessantes, barzinhos, restaurantes, confeitarias e você vai conseguir com facilidade provar o Falafel, que é um prato delicioso da gastronomia do Oriente Médio e super famoso em Paris.
Quartier Latin e Saint-Germain
Dois bairros famosos e com boas atmosferas são o Quartier Latin, que fica entre os arrondissements 5 e 6, e Saint-Germain-des-Près, que fica entre o 6 e o 7.
Uma atração que fica próxima dali é o Panthéon. Tenho um casal de amigos que foram em Dezembro de 2019 e se hospedaram no Hotel Bel Ami e simplesmente amaram!!
Hotéis perto da Champs-Elysées
A Champs-Elysées faz jus à fama de avenida mais bonita do mundo. E não é a toa que muita gente pensa em se hospedar ali nas proximidades. É bem turístico porque você vai começar o percurso no Arco do Triunfo e, a medida que vai descendo a avenida, verá o Petit e o Grand Palais, a Ponte Alexandre III, o Jardim das Tulherias, até chegar na Praça da Concórdia onde está o Obelisco.
As boas indicações do Booking são: Hotel Napoleon Paris, que tem uma nota praticamente imbatível, seguidos por Hotel Balzac, Hôtel Le Colisée e Paris Marriott Champs Elysees Hotel.
Hotéis perto da Torre Eiffel
Eu imagino que vocês até queiram conhecer as outras atrações de Paris, mas que a Torre Eiffel seja imbatível, né? Haha
Ela fica no 7º arrondissement e alguns outros pontos turísticos interessantes lá perto são o Musée D’Orsay e o Musée du Quai Branly.
As melhores indicações no Booking para onde se hospedar em Paris próximo a Torre Eiffel, com classificações acima de 8 pontos, são, respectivamente: Hôtel Eiffel Turenne ou Pullman Paris Tour Eiffel ou ainda Mercure Paris Centre Tour Eiffel.
Bairro Montmartre em Paris
Essa é a única exceção que eu falei ali em cima. Apesar de ficar no 18º arrondissement e ser afastado do centro de Paris, é um dos bairros mais turísticos. Também pudera, a igreja mais linda de todas está ali.
É um bairro super charmoso e, apesar de nunca ter ficado hospedada ali, imagino que a atmosfera, tanto de dia quanto a noite, seja bem parisiense.
Montmartre abriga dois pontos turísticos importantes de Paris. São eles: o Moulin Rouge, famoso na noite, e bem no topo da colina, a Basílica do Sagrado Coração (Basilique du Sacré–Coeur).
O hotel mais bem avaliado dessa região no Booking é o Hôtel des Arts Montmartre, seguido pelo Holiday Inn Paris Montmartre.
Eu só não recomendo essa se hospedar nessa região caso esteja viajando com idosos ou pessoas com mobilidade reduzida, pois por lá existem muitas ladeiras.
Mais algumas dicas de onde se hospedar em Paris
– Se você está pensando em economizar, fuja da temporada do verão europeu. Prefira os meses entre Setembro a Maio (com exceção dos feriados de Natal e Ano Novo)
– Não se esqueça de reservar seu hotel com antecedência para economizar alguns euros. E não esqueça de usar meu cupom SOULTURISTA no Booking pra ganhar desconto! EBAAA! 🙂
– Geralmente, as diárias com café da manhã incluso são mais caras. E elas são bem diferentes do Brasil. Por aqui, estamos acostumados a ir para o restaurante do hotel e comer de montão. Por lá, eles entregam uma bandeja no quarto e, geralmente, só vem um pão com presunto e queijo, café ou leite mesmo. Sempre escolha a hospedagem sem café da manhã e coma em alguma padaria na rua, é bem mais barato e gostoso!
– Não fique hospedado perto do aeroporto Charles de Gaulle caso você esteja indo para Paris a passeio.
Ah! Agora que chegou até o final desse artigo de onde se hospedar em Paris, tenho certeza que você vai gostar desse outro que eu escrevi com as atualizações do cartão Paris Museum Pass, com dicas pra você economizar, é claro! Te vejo por lá! 😉