O que fazer na Bélgica de graça: Bruxelas, Bruges, Gent e Antuérpia
A Bélgica é um desses países que é amor a primeira vista. E por ser pequeno e fácil de se locomover, geralmente os turistas visitam várias cidades em uma viagem só. As cidades queridinhas da Bélgica são a capital Bruxelas, Bruges, Gent e Antuérpia. E, para nossa sorte, todas elas oferecem passeios gratuitos. Então, nesse post, vou dar todas as opções de o que fazer na Bélgica de graça.
O que fazer na Bélgica de graça – Free Walking Tour
Os “Free Walking Tours” são passeios a pé e guiados pela cidade. O grande diferencial, além, é claro, do fato de serem de graça, é que o guia é um morador local. Eles aprofundam demais na história da cidade e o passeio é riquíssimo. Eu não troco um free tour por nenhum outro passeio guiado.
Para quem viaja sozinho ou em dupla também é incrível, pois é uma ótima oportunidade para fazer amigos no seu grupo e para ter outras pessoas, inclusive o guia, para tirar fotos pra você. Como eu viajo muito sozinha, pra mim é uma mão na roda! 🙂
Mas tem um detalhe que eu preciso falar. Apesar de serem gratuitos para reservar, não devemos esquecer que esse é o trabalho e a única fonte de renda do guia que irá te acompanhar. Como gratificação, por ter transmitido tanto conhecimento ao grupo em um passeio que dura de 2 a 3 horas, ao final do tour, os participantes contribuem com uma gorjeta. Ela é voluntária e você decide o valor que quer dar. Não tem valor fixo e a decisão é sua mesmo, tá? Não precisa ficar com vergonha e achando que está contribuindo com pouco. O importante é contribuir 🙂
Em todas experiências que eu tive, e foram mais de dez tanto dentro do Brasil quanto no exterior, o guia sempre pegou o dinheiro e já guardou no bolso, sem nem olhar. Mas para te dar uma média, é comum que as pessoas contribuam com 10 a 15 dólares/euros por pessoa. Se você fizer Free Tour dentro do Brasil, uns 30 reais é uma boa quantia.
Mas atenção! Justamente pelo fato de serem excelentes fontes de informação gratuitas, eles são muito procurados. Como se trata de um passeio na rua, é importante não haver tumulto para que o guia possa controlar o seu grupo e para que todos possam escutar o que está sendo dito. Então, todo free walking tour exige reserva antecipada e o ideal é reservar desde já para garantir o seu lugar. Confira abaixo as minhas recomendações.
1 – O que fazer na Bélgica de graça: Free Tour em Bruxelas
Esse Free Tour em Bruxelas é o mesmo que eu fiz e amei!!! A cidade onde viveu Victor Hugo e Karl Marx com certeza tem muita história pra contar e a melhor forma de ouvir é através de um guia nativo.
Durante esse passeio, passamos por muitos lugares, entre os quais estão a Grand Place (Grote Markt), o Mural de Tintim, o Manneken Pis, a Grand Sablon, a Notre-Dame-des-Victoires, o Petit Sablon e a Praça Real.
Durante o meu tour, o guia ainda passou junto com nosso grupo em ótimos lugares para provar chocolate e waffles. Esses lugares que somente um local conhece, sabe? Sem ser aqueles locais superfaturados e “pega turista”. Então, valeu a pena demais!
Na minha opinião, essa é uma opção super completa, principalmente, se você tem pouco tempo em Bruxelas. Você consegue fazer os principais pontos turísticos de uma vez só. Você pode reservar gratuitamente NESSE LINK.
Vou deixar também uma outra opção abaixo, pois as empresas se revezam. Dependendo do dia da semana que você quiser fazer esse passeio, você vai precisar reservar nessa empresa abaixo. Confira o calendário e faça já sua reserva!
2 – Free Tour pelas lendas e mistérios de Bruxelas: o que fazer na Bélgica de graça a noite
Os pottermaníacos vão amar esse passeio, pois reza a lenda que foi em Bruxelas que foi inventada a pedra filosofal. Como uma boa viciada em Harry Potter que sou, eu amei conhecer os mistérios e segredos escondidos nas fachadas dos edifícios.
São muitos símbolos esotéricos e relacionados a alquimia nas proximidades da Grand Place, onde ocorre esse passeio. Faça sua reserva gratuita NESSE LINK.
3 – O que fazer de graça em Bruges: Free Walking Tour Bruges
Sou até um pouco suspeita, pois Bruges é minha cidade favorita da Bélgica! Então, se você procura o que fazer na Bélgica de graça, esse Free Walking Tour em Bruges é o meu preferido!
O roteiro começa pela Grote Markt, o impressionante Campanário de Bruges e o Palácio de Gruuthuse, também conhecido como Palácio Provincial e sua arquitetura que remete à Idade Média. Depois, ele passa pela Ponte Agostinho e a Casa Fantasma.
Esse tour agrada a todos e não poderia ser diferente: ele também agrada aos amantes de Igrejas e Religiosidade. Você vai descobrir um antigo mistério na Igreja de Jerusalém e também vai passar pelas Casas de Deus, pequenas comunidades medievais com um estilo único. A reserva pode ser feita por AQUI.
A segunda opção é o Free Tour abaixo, que também é bem completo e confiável. Dependendo do dia da semana da sua visita, será essa empresa que vai te atender. Então, faça sua reserva pelo calendário abaixo.
4 – Free Walking Tour em Gent
Bem pertinho de Bruges está a cidade Gent. Os turistas geralmente escolhem visitar ou Gent ou Antuérpia, pois as cidades são bem semelhantes. Mas qualquer que seja sua escolha, vou colocar as opções aqui.
Gent é Patrimônio da Humanidade da UNESCO e o Free Walking Tour passa pela Igreja de São Nicolau, a Ponte de Saint Michel, o Belfry e o Castelo de Gravensteen. Faça sua reserva NESSE LINK.
5 – Walking Tour na Antuérpia
Para quem escolhe a Antuérpia, o Free Walking Tour passa pelos pontos: Castelo Het Steen, a Igreja São Carlos Borromeu e a Boerentoren, conhecida como a “Torre dos Camponeses”, um dos primeiros arranha-céus da Europa. É um passeio lindíssimo para os amantes de Arquitetura! Ele também passa pela Casa de Rubens e pela rua Vlaeykensgang. As reservas são feitas AQUI.
6 – Passeio gratuito em Lovaina
Visitar Lovaina é bem legal, pois essa é maior cidade universitária da Bélgica. E como não podia deixar de ser em uma cidade universitária, uma das principais paradas desse Free Walking Tour por Lovaina é a praça Oude Markt, considerada como “o maior bar do mundo”.
As demais paradas incluem a imponente igreja de São Miguel e a capela de Santo António, que abriga o túmulo do padre Damien. Conheça também a Fonte da Sabedoria, localizada próximo ao Grote Markt, e o Grand Béguinage: um belo bairro histórico declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Acesse ESSE LINK para reservar o Free Tour em Lovaina.