O que fazer em São Luis do Maranhão: roteiro para 3 dias

A principal porta de entrada para os Lençóis Maranhenses é também uma cidade riquíssima em cultura e que merece sua visita! Fundada em 1612, São Luís tem influência francesa, portuguesa e também holandesa e é onde está o maior acervo arquitetônico do Brasil e casarões que foram tombados pela UNESCO em 1997 como Patrimônio da Humanidade. Mas se essas informações ainda não te convenceram a visitar, veja aqui minhas sugestões de o que fazer em São Luis do Maranhão, organizadas em um roteiro completo para três dias na cidade.

Se você também for para os Lençóis Maranhenses, segue minha recomendação de transfer. Confira a disponibilidade de horários diretamente com a empresa acessando o calendário abaixo.

 

Dia 1: O que fazer em São Luis do Maranhão: Roteiro pelo Centro Histórico 

Também chamada de Ilha do Amor, Jamaica Brasileira ou Cidade dos Azulejos, São Luís do Maranhão vai te surpreender! Fique sabendo desde já que quase todos os museus são gratuitos e possuem visitas guiadas, porém quase nenhum abre às segundas-feiras. Então, se programe para estar na cidade a partir de terça-feira.

1. Catedral de São Luís (Igreja da Sé)

Comecei o meu roteiro bem cedo, as 9h da manhã. Como fiquei hospedada no Centro Histórico, o local mais próximo da pousada era a Catedral. Caso você não se hospede ali, peça um Uber para esse destino porque os outros museus são todos próximos a ela.

A Igreja da Sé de São Luís é um símbolo da arte barroca e homenageia Nossa Senhora da Vitória. Seu interior é belíssimo e o altar é todo revestido com folhas de ouro. Ele foi construído com mão-de-obra indígena, pois naquela época eles eram catequizados pelos Jesuítas.

Passeio imperdível para quem procura o que fazer em São Luis do Maranhão é o altar folhado a ouro da Igreja da Sé

2. Palácio dos Leões

Super próximo da Igreja da Sé fica o Palácio dos Leões, sede do Governo do Maranhão. É ali onde trabalham e vivem os governadores do Estado e você pode visitar alguns dos salões do palácio. A visita é gratuita e guiada e dura cerca de 20 minutos.

Ao terminar sua visita, caminhe pela lateral direita do palácio onde tem um mirante com vista da cidade e do mar.

Vista do mar olhando na lateral do Palácio dos Leões

3. Beco Catarina Mina e Rua do Giz

Ao continuar seu passeio a pé pelo Centro Histórico de São Luís, você vai passar pelo Beco Catarina Mina. Se trata de uma escadaria em homenagem a uma escrava que ficou conhecida por ganhar a liberdade com o dinheiro conquistado de seu trabalho árduo. Vira e mexe tem alguns cartazes ou frases escritas nesse beco lembrando a luta das mulheres pela igualdade social.

Esse beco é tão marcante para São Luís quanto a famosa Rua do Giz, eleita pela Casa Vogue como a sexta rua mais bonita do Brasil.

Rua do Giz em São Luis do Maranhão. Com chão de pedras e casarões coloridos e antigos

4. Museu Casa de Nhozinho

Esse importante museu fica na Rua Portugal e contém uma exposição do trabalho do artista maranhense Nhozinho. Ali também é cheio de artesanato dos povos indígenas e de outros artesãos locais. A entrada é gratuita e a visita é guiada.

Aliás, é importante dizer que em alguns lugares você precisa pedir pela visita guiada, pois tem monitores que não oferecem e ficam aguardando você manifestar o seu interesse. Então, já fique sabendo que é só pedir! 🙂

5. Casa do Maranhão

Se você perguntar para qualquer morador da cidade o que fazer em São Luis do Maranhão, todo mundo vai te mandar pra Casa do Maranhão. Esse museu não pode nem pensar em ficar de fora do seu roteiro!

Ele conta a história do folclore maranhense e você vai descobrir tudo sobre a Festa do Divino e sobre o Bumba meu Boi. A visita é gratuita e guiada, mas esse foi o único local em que me pediram uma contribuição voluntária. É claro que a maioria das pessoas não contribui, mas eu acho bacana ajudar, ainda mais depois da explicação nota 10 que recebi. O monitor tirou até fotos minha e da minha mãe e quando eu contribui com R$ 5 por pessoa ele ficou tão feliz! São pequenos gestos que alegram o dia de uma pessoa! 🙂

Eu e minha mãe e os personagens do folclore Bumba meu boi Catirina, Pai Francisco, Boi e os Cazumbás
Esses são os personagens principais do Bumba meu Boi: Catirina, Pai Francisco, o Boi mais bonito da fazenda e os Cazumbás

6. Casa do Tambor de Crioula

Eu achei legal demais visitar esse museu e conhecer as curiosidades dessa dança de matriz africana. Como eu visitei São Luís no mês de junho, todas as noites tinha um grupo de Tambor de Crioula nos arraiás da cidade. Eu consegui assistir pessoalmente e adorei a imersão cultural.

7. Museu do Reggae

Super pertinho da Casa do Tambor de Crioula está o Museu do Reggae. São Luís é referência nesse ritmo musical e, por isso, é considerada a Jamaica Brasileira. Mas ao contrário do que você deve estar pensando, por lá o ritmo é dançado coladinho. Dá pra dançar sozinho também, mas o mais comum são duas pessoas ou, até mesmo, três. Interessante, né? Vale a visita!

Caso você prefira fazer o roteiro por São Luís acompanhado de um guia turístico credenciado, que irá te contar muito mais da história do local, a minha recomendação é ESSA EMPRESA. O guia irá te contar sobre a cultura e a influência dos portugueses, espanhóis e holandeses na capital ludovicense. A história é interessantíssima e, não a toa, o Centro Histórico de São Luís é tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O calendário de disponibilidade e horários está abaixo:

 

8. Mercado das Tulhas

Muito próximo está o Mercado das Tulhas, famoso por vender iguarias típicas do Maranhão. O local é bem pequeno e simples, eu mesma me surpreendi porque eu estava esperando uma super feira de artesanato hahaha.

Mas apesar de pequeno, tem diversos artesanatos a bons preços. Eu também achei que, por ser dentro de um espaço turístico, os produtos seriam mais caros do que nas lojas da rua. Mas que nada: os preços são ótimos!

Você vai encontrar geleias com sabores de frutas típicas da região, como Bacuri, Buriti e Cupuaçu. Tem também doces e compotas (nesse caso, só encontrei de Bacuri) e trufas de todos os sabores.

Já de bebidas, você vai poder comprar o famoso Guaraná Jesus, que leva canela na receita e é um refrigerante cor de rosa 100% maranhense. Dá também pra levar pra casa a Magnífica, cerveja maranhense feita de mandioca. Eu achei muito boa, mas isso porque eu gosto de cervejas leves tipo Pilsen. Quem gosta de cerveja mais amarga, talvez não curta tanto, pois ela é bem suave. Vale experimentar! Dá pra comprar também a Tiquira, aguardente também feita com mandioca, com coloração roxa e alto teor alcoólico. Se você quiser saber porque ela tem a cor roxa e algumas outras curiosidades do mercado, confira tudo lá no meu Instagram @soulturista.com.br

O que fazer em São Luis do Maranhão na hora do almoço – restaurantes regionais para comer em São Luís: 

Como nessa hora você já vai estar com fome, aproveite para almoçar pelo Mercado das Tulhas mesmo, tem muita opção. Outras opções de lugares para almoçar é o Cafofinho da Tia Dica ou o restaurante Flor de Vinagreira, mas são indicados somente se você gosta de frutos do mar. O forte desse restaurante é o vatapá e o arroz de cuxá, que é um arroz servido com camarão.

Minha dica: Eu não como frutos do mar, pois sou alérgica. Então, não se esqueça de ter prudência na hora de experimentar comidas diferentes das que você está acostumado. O ideal é sempre viajar com um seguro viagem, mesmo em viagens dentro do Brasil. Muitas pessoas não possuem plano de saúde que atenda a nível nacional e, apesar do SUS ser super eficiente, existem longas filas de espera. Para não correr o risco de estragar suas férias, contrate um seguro viagem com a Seguros Promo e viaje despreocupado! Eles são credenciados com os melhores hospitais e vão cuidar de tudo para você. O preço é bem baratinho e você consegue encontrar seguros a partir de 5 reais por dia. Ainda pode usar meu cupom SOULTURISTA5 para garantir 5% de desconto. Se pagar no boleto ou Pix, você ganha +5%. Clique nesse link para fazer sua cotação SEM COMPROMISSO!

9. O que fazer em São Luis do Maranhão: Continuação do roteiro – Museu da Gastronomia

Parece mentira, mas dá tempo de fazer tudo isso num dia só hahaha. É tudo muito pertinho e, por isso, o tempo é otimizado. Eu fiz tudo exatamente nessa ordem que estou descrevendo aqui. Por ser perto, você pode alterar a ordem de visitação, mas eu prometo que você vai conseguir fazer isso tudo num dia!

Então, pra finalizar esse dia, vá para o Museu da Gastronomia. Conheça mais iguarias típicas maranhenses, como o famoso doce de espécie, que é delicioso. Além da visita ser gratuita e guiada, esse museu ainda é acessível, pois conta com guiamento em áudio descrição e também em libras.

O que eu achei muito legal também é que eles abrem espaço para pequenos empreendedores da região e permitem que eles exponham seus produtos ali. Cada semana é um produtor e quando eu fui estava tendo degustação de geleias. Eu experimentei de diversos sabores, até de Juçara (maneira como os maranhenses chamam o Açaí).

Nesse dia é só, né? Está na hora de descansar as pernas para continuar as visitas no dia seguinte!

Dia 2: O que fazer em São Luis do Maranhão no segundo dia

Como eu bati muita perna no dia anterior, nesse segundo dia acordei um pouco mais tarde e aproveitei o finzinho da manhã para comprar o resto das lembrancinhas de viagem. Acabei lembrando de alguns presentes que eu precisava trazer (sabe né, tem familiar que fica esperando hahaha, acontece)

No período da tarde, fui conhecer o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, o Convento das Mercês e o Teatro Arthur Azevedo. A visita guiada pelo teatro só começa a partir das 14 horas mesmo. A entrada também é gratuita e não pode faltar no seu roteiro de o que fazer em São Luis do Maranhão.

Teatro Arthur Azevedo

O segundo teatro mais antigo do Brasil, perdendo apenas para a Casa da Ópera em Ouro Preto (que é bem menor em tamanho). Foi construído ainda na época do Brasil Império e, por isso, guarda muita história e cultura!

Existem dois tipos de visitas guiadas: a visita curta, que dura cerca de 15 minutos e é beeeem curtinha mesmo. E a visita longa, que dura cerca de 1 hora e você pode conhecer os bastidores do teatro, os camarins, os salões e muito mais. Eu fiz as duas, mas, sem dúvida, a visita longa é a que mais vale a pena!

Sala onde ocorre os espetáculos do Teatro Arthur Azevedo com capacidade para mais de 600 lugares

Dia 3: Parque Aquático Valparaíso Adventure Park

Como vocês sabem, eu amo parque de diversão e parque aquático e sempre procuro por um nos lugares em que viajo.

Quando eu estava procurando o que fazer em São Luis do Maranhão, encontrei o parque aquático Valparaíso Adventure Park. Entrei no site oficial para consultar as atrações e amei, pois vi que tinha opções de tirolesa e toboáguas radicais, que eu adoro, e também opções mais leves para minha mãe.

A minha mãe não é muito radical e amou saber que no Valparaíso Adventure tem piscina com ondas e o Rio Preguiças pra ela relaxar e percorrer o parque em cima de uma boia. E assim foi decidido – nós iríamos pra lá aproveitar muito no final de semana!

Além disso, eu não sei se você sabe, mas a maioria das praias de São Luís são impróprias para banho. Algumas são totalmente impróprias e outras parcialmente, mas eu não quis arriscar. Para se refrescar do calorão de São Luís a melhor opção é o Valparaíso Adventure Park!

Os 3 toboáguas do parque Valparaíso Adventure Park
Fui nos três toboáguas. O azul é tradicional com muitas voltas. O vermelho é no escuro. O amarelo ao fundo é o mais alto e radical, com 15 metros e uma queda quase vertical. Muito bom!

Os melhores dias para visitar o Valparaíso Adventure Park são sexta, sábado e domingo. Nos outros dias, pode haver limitação de horário de funcionamento de algumas atrações. Eu fui de Uber em um domingo e passei meu dia todo lá, das 10h até as 17h, e deu para aproveitar demais!!! Eu fui em quase todas atrações do parque, só não fui nas infantis porque não me cabiam hahahah

O parque conta com várias opções de restaurante e quiosques para fast food. Os pratos são bem servidos e custam em média R$ 150,00, mas vem com vários acompanhamentos e comem três ou quatro pessoas tranquilamente. Já nos quiosques encontrei pizzas, salgadinhos, churros, picolé e doces variados por um preço ótimo. Compensa demais a visita!

Onde ficar hospedado em São Luís

Vale a pena passar algumas noites em São Luís se quiser aproveitar a cidade com calma. Por isso, selecionei uma lista com ótimas hospedagens para te ajudar na escolha. Confira então os melhores lugares onde ficar em São Luís:

  • Blue Tree Towers ($$$):  Para quem deseja se hospedar perto das praias, esse hotel fica no coração da Avenida Litorânea. O acesso é bem fácil à Praia do Calhau, que é a mais famosa e com melhor infraestrutura das praias da cidade. Os quartos são amplos, arejados e com opção de berço para bebê. Um super diferencial do hotel é possuir área de lazer, com piscina, jardim e redes para relaxar.
  • Pousada Portas da Amazônia ($$): Já para quem pretende se hospedar no Centro Histórico, tenho boas referências dessa pousada. Meu amigo ficou recentemente hospedado nessa pousada e amou a decoração. Ela é super bem localizada, bem fácil para se locomover a pé. O custo-benefício é ótimo e a avaliação no Booking passa de 8,0.
  • Abbeville Hotel Torre II ($$): É um hotel mais simples, mas com boas instalações. O café da manhã também é bem servido, o que faz muita diferença em São Luís. Geralmente, os cafés são extremamente simples, que chega a dar tristeza hahah, mas desse é bem gostoso! O hotel também está bem localizado.
  • Hotel Luzeiros ($$$): Para quem gosta de conforto, atendimento de primeira e lindas vistas, esse é o hotel. A localização fica em frente à Praia da Ponta do Farol e os quartos têm vista para o mar. O hotel também oferece restaurante, piscina, academia e bar.
  • Brisa Mar Hotel & Spa ($$): Esse hotel também oferece vista para o mar, na Praia Ponta D’Areia. Com piscina, restaurante, SPA e bar, a infraestrutura é espetacular e o café da manhã delicioso.

Se ainda quiser consultar outras opções disponíveis no Booking, você pode acessar nesse link.

Quantos dias ficar em São Luis do Maranhão

Seguindo o meu roteiro acima de o que fazer em São Luis do Maranhão, três dias são suficientes para explorar os principais pontos e ainda nadar bastante.

Primeiro dia: Visita aos museus do Centro Histórico

Segundo dia: Continuação das visitas pelo Centro Histórico

Terceiro dia: Parque Aquático Valparaíso Adventure Park

No entanto, existem passeios bate e volta a partir de São Luís. Se quiser, pode visitar a cidade histórica de Alcântara, famosa pela grandiosa Festa do Divino e por suas ruínas antigas. Ou também pode optar pela excursão até São José do Ribamar + Raposa e aliar o ecoturismo e o turismo religioso em um mesmo passeio. Nesse caso, para cada um que escolher, adicione mais um dia de viagem.

Além disso, é claro que no seu roteiro pelo Maranhão não pode faltar uma visita ao paraíso na terra: os Lençóis Maranhenses. Eu escolhi Santo Amaro como a minha base para hospedagem e passeios e minha escolha foi certeira! Lá estão as lagoas maiores e mais bonitas, além do acesso ser muito mais fácil e próximo a cidade. Não fica cansativo passear, assim como fica cansativo em Barreirinhas e Atins.

Então, se você quiser copiar meu roteiro, abaixo está minha recomendação! Confira o calendário com a disponibilidade e, se quiser, já pode agendar online para pagar o melhor preço 🙂

 

 

Planeje sua Viagem