Mundo de Chocolate Gramado: Passeio Doce e Divertido
Além de ser a cidade mais charmosa das Serras Gaúchas, Gramado ainda conta com atrações imperdíveis para todas as idades. Uma das mais cotadas entre os turistas é o Mundo de Chocolate Gramado, o parque temático da Lugano.
Ele é o primeiro parque de chocolate das Américas e convida os visitantes a darem uma volta ao mundo através de esculturas inteiras feitas a mão e com cacau. São monumentos famosos feitos tanto de chocolate branco quanto de chocolate amargo, como a Torre Eiffel, a Muralha da China, a Casa Branca e muito mais. Juntas, são mais de 200 peças e cerca de 30 toneladas de chocolate em 3 mil metros quadrados. Ficou curioso? Então, leia esse post do Soul Turista preparado com muito amor e uma pitada de doçura!
Mas antes de falarmos do parque, você precisa chegar em Gramado, né? rs. Você já deve ter pesquisado passagens aéreas e viu que nem em Gramado e nem em Canela tem aeroporto. Os voos param em Porto Alegre e você precisará contratar um transfer particular. Então, a minha recomendação de empresa é essa aqui abaixo:
O Passeio mais Doce de Gramado
Não é novidade para ninguém que Gramado é conhecido como “a Suíça brasileira”, fama que se deve aos deliciosos chocolates artesanais feitos ali. São mais de 30 fábricas espalhadas por toda cidade e claro que na minha viagem experimentei várias! Mas a que mais chamou minha atenção foi a Chocolates Lugano, que além de deliciosa ainda construiu um parque pra lá de original.
A exposição das miniaturas de pontos turísticos é uma perdição para os chocólatras, porque dá pra sentir aromas do cacau por todo o percurso.
O caminho começa por uma fonte, o que pra mim já é uma sacada genial. Como o chocolate fica ali em movimento, já mata todo mundo de vontade de experimentar todas as delícias da lojinha! Mas atenção, não se deve tocar na escultura e, muito menos, comer um pouquinho do chocolate. Ela já tem uma plaquinha indicando que é impróprio para o consumo.
A partir daí, entramos em um mundo de chocolate irresistível! Confira abaixo o que eu achei de mais legal lá dentro.
Esculturas do Mundo de Chocolate Gramado Lugano
Localizado bem no centro, na Av. principal Borges de Medeiros, o Mundo de Chocolate Gramado conta com esculturas feitas pelos premiados chefs Abner Ivan e Fernando Oliveira.
Por ali, você vai encontrar animais, obras egípcias e, até mesmo, o Buda feito de chocolate. Depois, será levado para uma volta ao mundo com esculturas dos principais pontos turísticos mundiais: tem a Torre Eiffel, a cabine de Londres, o Taj Mahal, a Casa Blanca, a Estátua da Liberdade e muito mais!
Todas as obras são sinalizadas com os seus respectivos nomes e detalhes como peso, altura, técnica e materiais utilizados e quanto tempo levou para ser produzida. Para preservá-las intactas, o ambiente fica sempre em 18ºC e é imprescindível o respeito dos visitantes para não tocá-las. Afinal, o calor de nossas mãos pode danificar uma obra de arte! Outro detalhe é que as fotos de uma câmera comum ou do celular não ficam muito bonitas porque quase todos os ambientes são escuros. O que é compreensível porque as luzes também fazem o chocolate derreter, né?

Em algumas esculturas, é proibido fotografar. Você só consegue foto com elas se comprar com o fotógrafo oficial do parque Mundo de Chocolate Gramado. É o caso da Torre Eiffel e do Mr. Bean.

Degustação e loja da fábrica Lugano em Mundo de Chocolate Gramado
No ingresso, está inclusa uma deliciosa degustação dos diversos tipos de chocolate que a Lugano produz. Com certeza, esse é um programa que agrada a turistas de qualquer idade.
Ao final do passeio, você cairá dentro da loja da Lugano. Ela é bem legal e tem opções de kits e presentes bem fofos para agradar qualquer pessoa. E pode comprar que chega tudo intacto, viu? Eles já estão acostumados a perguntas do tipo “mas não vai derreter?”, que foi, inclusive, a minha primeira dúvida. Mas as atendentes embrulham em plástico bolha para conservar a temperatura do chocolate.
Horário de Funcionamento e Preço dos Ingressos
Para chegar no Mundo de Chocolate Lugano é bem fácil, dá pra ir a pé mesmo. Ele fica na Av. Borges de Medeiros, 2497. De domingo à quinta feira, fica aberto de 9h30 às 20h. Nas sextas e sábados também abre às 9h30, mas o horário é estendido até às 21h30.
Em média, duas horas é o tempo suficiente para fazer todo o passeio (parque + degustação + compras).
Já deu para perceber que o Mundo de Chocolate Gramado é o passeio mais doce da cidade, né? A Serra Gaúcha é um lugar imperdível para os amantes da boa comida. Então, como eu já vi que você se interessa por uns bons docinhos, vou recomendar meu outro post. Veja aqui 6 lugares imperdíveis para comer doce em Gramado e Canela.