6 lugares para comer doces em Gramado e Canela
Além de carregar o título de “Europa Brasileira”, Gramado poderia facilmente ser conhecida como a cidade com a melhor gastronomia brasileira. Lá você encontra de tudo, desde uma massa artesanal até sobremesas incríveis! E, falando em sobremesa, vou elencar os 6 melhores doces em Gramado que você deve experimentar – dando uma passadinha por sua vizinha Canela.
Procurando transfer de Porto Alegre até Gramado? Confira a disponibilidade clicando no dia de sua viagem no calendário abaixo e evite passar perregue.
1. Royal Trudel Gramado
Não é a toa que o slogan da marca é “Que tudo na vida seja tão fácil quanto comer um Trudel”. O quiosque de Royal Trudel foi inaugurado em 2016 e sempre recebeu nota máxima no TripAdvisor. Já no ano seguinte, ele foi eleito o melhor entre todos os doces em Gramado.
Sua origem é romena, mas você não precisa ir para Praga e Budapeste para saborear o doce típico. O de Gramado já faz jus a fama internacional da sobremesa. Se trata de uma massa de pão doce especial assada no espeto com açúcar e canela. O sabor lembra um pouco churros, para você ter uma ideia, só que é mil vezes melhor e mais macio.
O Royal Trudel conta com grande variedade de recheio, como, por exemplo, doce de leite, Nutella e chocolate meio amargo. Cada adicional é pago a parte e pode ser uma ou duas bolas de sorvete e/ou morango.
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2300 – Loja 13, em Gramado
Preço médio: R$ 15
2. Taça Elizabeth, no Braziliano Café em Canela
Tem doce que extrapola o limite de gostosura e esse, com certeza, é o caso da Taça Elizabeth. Feita pra comer com a boca e com os olhos, ela é lindamente servida com sorvete de creme, morango, nutella, kinder bueno e leite ninho. Não tinha como não ser excelente. Aliás, a Taça Elizabeth está elencada nos meus motivos para voltar pra Serra Gaúcha hahah
Foi a sobremesa mais cara que eu comi durante a minha viagem para Gramado e Canela. Custou R$ 50, mas eu pagaria cada centavo de novo. Apesar de levar todos esses ingredientes juntos, o sorvete de creme corta o sabor enjoativo e eu saboreei tudo sozinha – estava muito bom, eu nem ofereci pra ninguém mesmo
Endereço: Rua Paul Harris, 55, em Canela
3. Croissant com Chocolate da Casa da Velha Bruxa
A Casa da Velha Bruxa já é bem tradicional e uma velha conhecida de quem come doces em Gramado. Com um cardápio super variado, a decoração do lugar é inspirada na história de João e Maria.
Eles servem sorvete no forno, crepes, waffle, o famoso folhado de maçã Apfelstrudel e muito mais. Eu experimentei alguns outros doces junto com a minha mãe, mas o meu eleito foi o Croissant com Chocolate.
Ele é feito com o chocolate Prawer, de Gramado, assim como todas as outras sobremesas que levam chocolate da Casa da Velha Bruxa. Não lembro quanto eu paguei, mas foi na faixa dos vinte ou trinta reais.
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2738, em Gramado. Horário de funcionamento: Do meio dia até 23h.
4. Chocolates Lugano, em Gramado
Entre tantas fábricas de chocolate que existem em Gramado, é até difícil escolher uma só. Eu diria que é um pecado, na verdade. Vai lá e experimenta um pouquinho de todas!
Visite a Mundo de Chocolate e veja esculturas inteiras feitas de cacau. É impressionante e o cheiro dá vontade de morar lá dentro. Além de se divertir tirando fotos com pontos turísticos feitos de chocolate, você tem direito a uma degustação a vontade e termina o passeio em uma lojinha para se esbaldar.
E por falar em lojinha, não precisa ter medo do chocolate derreter dentro da sua mala. O pessoal já é acostumado e eles embalam o seu produto com bastante plástico bolha. A temperatura do chocolate se conserva ali dentro e chega tudinho intacto na sua casa. Pode comprar lembrancinha de chocolate artesanal de Gramado pra todo mundo sem medo de ser feliz!
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2497
5. Cuca de Doce de Leite da Casa do Colono, em Gramado
Se pra você a única Cuca que existe é a do Sítio do Picapau Amarelo, eu explico. Eu também não sabia o que era até visitar Gramado e provar essa iguaria típica das Serras Gaúchas.
De origem alemã, a Cuca é um pão doce com cobertura de farofa doce e totalmente artesanal e sem conservantes. Os cozinheiros da Casa do Colono são realmente “mestres-cucas”. Gostou do meu trocadilho? 😀
Você não pode deixar de experimentar a Cuca de Doce de Leite quando estiver visitando Gramado. Mas também leve para casa alguns outros sabores, como a cuca de abacaxi, por exemplo. Eu comprei para experimentar já nos meus primeiros dias na cidade e voltei lá um dia antes de ir embora pra comprar pro pessoal daqui de casa. Carreguei 3 na mala e elas chegaram intactas.
Endereço: Av. Borges de Medeiros – Praça das Comunicações – ao lado da Estação Rodoviária
6. Fondue de Chocolate, em Gramado
Esse último é mais um rodízio de fondues, pra falar a verdade. Eu não sei se algum restaurante serve apenas o fondue de chocolate, provavelmente sim. Mas a tradição de Gramado mesmo é a sequência de fondues.
Se você é como eu, gosta de conhecer a culinária local e o fondue de chocolate é um dos melhores doces em Gramado. A sequência funciona assim: você paga um valor fixo e come 3 sabores. O primeiro que vem na mesa é o fondue de queijo, o segundo é o de carne e por último, pra encerrar com chave de ouro, vem o de chocolate.
Vale cada centavo, pois é muito bem servido. O de chocolate acompanha marshmallow, banana, morango, bolacha waffle e outras frutas da estação – e se o acompanhamento acabar, você pode pedir mais.
Passeios em Gramado e Canela
Pelo que já deu pra você perceber, eu morro de saudades de Gramado e Canela. Quando eu voltar, vou querer experimentar novos doces em Gramado, mas nunca vou deixar esses da lista de fora. Mas para deixar sua experiência de viagem ainda melhor, você pode também visitar algumas atrações imperdíveis na cidade. Compre aqui seu ingresso antecipado para o Ônibus Turístico de Gramado e Canela e para mais nova atração que está dando o que falar: o Skyglass Canela.