Como tirar passaporte pela primeira vez: passo a passo
Emitir um passaporte é um direito seu como viajante e cidadão brasileiro. E, ao contrário de solicitar um visto, não é nada complicado. Por isso, preparei esse passo a passo de como tirar passaporte pela primeira vez e garantir seu carimbo na próxima viagem!
Preciso de passaporte pra viajar pra outro país?
Caso você esteja viajando para países do Mercosul, você pode entrar apenas com seu RG. Foi o que eu fiz nas minhas viagens para Paraguai, Argentina e para o Chile, por exemplo. Mas se sua viagem for para algum país não pertencente ao Mercosul, ter um passaporte é obrigatório.
Atenção: se seu destino final for um país do Mercosul, porém seu voo possui uma escala em um país que não é do Mercosul, você precisará de um passaporte. Exemplo: seu destino final é a Colômbia (que faz parte do Mercosul), mas seu voo tem escala no Panamá (que não faz parte), então você precisará do documento.
Quem pode tirar o passaporte brasileiro?
Os critérios para solicitação de um passaporte são:
- Ser brasileiro;
- Estar em situação regular com a Justiça Eleitoral;
- Para homens, estar regular com o serviço militar obrigatório;
- Não ser procurado pela Justiça e nem impedido de sair do país;
- Ter todos os documentos originais exigidos (como documento com foto, certidões de nascimento/casamento, certificado de naturalização e CPF).
Como tirar passaporte pela primeira vez?
Os primeiros passos são realizados pela Internet, porém você precisará comparecer presencialmente a um posto da Polícia Federal pelo menos duas vezes. A primeira vez para apresentação dos documentos, coleta de digitais e fotografia. A segunda vez é para retirar o documento. Confira o passo a passo que preparei a seguir.
1. Formulário de solicitação de como tirar passaporte
Acesse o site da Polícia Federal e preencha o formulário eletrônico de solicitação de passaporte. Na página 1 do formulário, você precisará preencher suas informações pessoais, como identidade, CPF, nome dos pais e seu nome anterior (caso tenha tido o nome alterado por decisão judicial ou por mudança de estado civil).
Após preenchido, revise todos os dados com muita atenção! Qualquer erro pode acarretar em atrasos na entrega do seu passaporte ou, pior, impedimento de embarcar na sua viagem! Se estiver tudo certo, é só clicar em “próximo” para trocar de página.
A segunda página será para listar seus documentos e o número do passaporte anterior, caso você tenha. Isso porque não se renova passaporte. É necessário a emissão de um novo documento e o procedimento é o mesmo.
A terceira página, chamada de “Dados Complementares”, é onde você informará sua profissão. Se não tiver, é só deixar em branco. Você também vai precisar informar o seu endereço completo, e-mail e telefone.
A página 4 é a última do formulário, onde você revisará seus dados com muito cuidado. Depois de revisar, basta selecionar a caixinha com a opção “Declaro que as informações acima estão corretas…” e enviar.
A Polícia Federal vai emitir na hora um recibo de entrega do requerimento. É necessário imprimir esse recibo, pois ele deverá ser apresentado presencialmente no posto da Polícia. Também é bom salvar o arquivo, anotar o número do protocolo ou tirar uma foto da tela. O importante é não perder esse número para acompanhamento.
2. Pague a GRU – quanto custa tirar um passaporte?
Após o preenchimento do formulário nas etapas anteriores, você precisará pagar a taxa de recolhimento. O valor é de R$ 257,25 e o boleto pode ser pago na internet, nos bancos ou em lotéricas. É somente após o pagamento, munido do comprovante, que você conseguirá agendar para ser atendido em um posto da Polícia Federal.
Geralmente, a liberação para o agendamento é automática e acontece nos dias seguintes ao pagamento. Não é na mesma hora, ok? A compensação bancária de um boleto leva de 1 a 3 dias úteis.
O valor para o passaporte em casos de urgência é mais caro: R$ 334,42. Os passaportes emergenciais são emitidos dentro de 24h, porém eles têm validade de apenas 1 ano, enquanto os passaportes normais têm validade de 10 anos.
Além disso, caso o viajante tenha um passaporte anterior válido, mas não apresente e nem tenha um boletim de ocorrência que ateste que ele foi furtado ou roubado, a cobrança será dobrada.
3. Agende a sua visita ao posto da Polícia Federal
Assim que o banco compensar o pagamento do seu boleto e ele estiver confirmado, você poderá fazer o agendamento eletrônico da sua visita. Será preciso selecionar o posto da Polícia Federal que você preferir e, em alguns casos, marcar um horário. No dia agendado, leve seu número de protocolo da solicitação e a documentação necessária.
Se você estiver agendando para a família toda, saiba que até 6 pessoas podem comparecer em um mesmo agendamento. Mas todas precisam ter solicitações e número de protocolos separados e também cada um precisa pagar a sua GRU.
Ah! Se na sua cidade não tiver um posto da Polícia Federal e você precisar viajar até uma cidade que tenha, você pode aproveitar os descontos aqui do blog para agendar seu hotel. Clique AQUI, escolha sua hospedagem preferida e digite o cupom ELQUARTO5 para ganhar 5% de desconto! 🙂
4. Quais documentos preciso levar para tirar passaporte?
Depois da visita agendada, separe os seus documentos originais. São eles:
- Documento de identificação com foto (RG, carteira de trabalho ou carteira de motorista + algum documento que comprove seu local de nascimento, como a certidão de nascimento, por exemplo);
- Se você teve seu nome ou sobrenome alterado, é necessário todas as certidões de casamento e/ou divórcio;
- CPF;
- Para menores de 12 anos, caso ainda não tenham RG, podem apresentar a certidão de nascimento como documento de identificação;
- Ainda para menores de 18 anos, autorização especial
Conforme eu expliquei lá no primeiro tópico, você precisa estar regular com a Justiça Eleitoral e, se homem, regular com o serviço militar obrigatório. Hoje em dia, não é mais necessário levar nenhum documento para comprovar, mas essa checagem é feita de forma automática.
Em caso de divergência, o oficial pode solicitar maiores esclarecimentos. Então, mesmo não sendo obrigatório, eu aconselho você levar:
- Comprovante de pagamento do seu boleto;
- Certidão de quitação eleitoral (emita a sua aqui);
- Para homens entre 18 a 45 anos, documento que comprove a quitação com o serviço militar.
Quanto tempo leva para o passaporte ficar pronto?
Geralmente, o passaporte leva de 6 a 10 dias para ficar pronto. No final do ano passado, tivemos um problema que, por falta do repasse de verba do Governo Federal, as emissões de passaporte estavam suspensas. Agora o serviço foi normalizado, mas pode acabar atrasando um pouco por conta das solicitações acumuladas.
Por isso, agora que você já sabe como tirar passaporte, aconselho que faça o quanto antes! Não precisa esperar ter uma viagem agendada para solicitar seu documento. Você já pode fazer um, pois ele é válido por 10 anos.
Então, no prazo marcado, compareça novamente ao posto da Polícia Federal para retirar o documento. Lembre-se de que somente o titular do documento pode retirá-lo e é necessário levar um documento de identificação original com foto. Você tem 90 dias corridos para retirar e, caso não compareça até esse prazo, seu passaporte será cancelado!
Como renovar o passaporte?
Conforme explicado ali em cima, não é possível renovar um passaporte. Se o seu documento expirou ou está perto de expirar, você precisa solicitar um novo.
Nesse caso, o passo a passo de como tirar passaporte é o mesmo explicado acima. A única coisa diferente é que na primeira página do requerimento, você vai precisar preencher com os dados de seu antigo passaporte, enquanto que aqueles que tiram o documento pela primeira vez deixam esse espaço em branco.
Aqui vai uma dica de ouro: Alguns países exigem que o passaporte esteja válido por pelo menos 6 meses a partir da data de retorno da sua viagem. Fique atento e não deixe passar o prazo para solicitar um novo!
Qual a validade do passaporte brasileiro?
Os passaportes emitidos antigamente tinham a validade de cinco anos, mas agora eles já valem por até 10 anos. As exceções são para os menores de idade, conforme tabela abaixo:
- 0 a 1 ano incompleto – validade de 1 ano
- 1 ano completo a 2 anos incompletos – validade de 2 anos
- 2 anos completos a 3 anos incompletos – validade de 3 anos
- 3 anos completos a 4 anos incompletos – validade de 4 anos
- 4 anos completos a 18 anos incompletos – validade de 5 anos
Ingressos para Atrações e Excursões Internacionais
Agora que você já procurou saber o passo a passo de como tirar passaporte, é sinal que sua viagem internacional está se aproximando. Então, quero dar uma dica de ouro! Reserve seus ingressos, atividades ou excursões com a Get Your Guide e tenha certeza de muita diversão.
São diversas opções de passeios com as empresas mais reconhecidas e confiáveis do mercado. Além disso, você vai poder ver avaliações de outros viajantes e ter a tranquilidade que vai receber 100% do seu dinheiro de volta caso tenha algum imprevisto e solicite o cancelamento com 24 horas de antecedência.
Vou colocar aqui embaixo algumas opções bem legais de passeios que já fiz com eles. Mas basta clicar em qualquer uma delas que você vai ser direcionado para o site. Uma vez dentro do site, basta procurar pelo seu destino na barrinha de busca e encontrar as melhores atividades.
Agora é só arrumar as malas!
Viu como é simples tirar passaporte? Tendo em mãos todos os documentos e estando regular com suas obrigações, qualquer cidadão brasileiro pode tirar um. Não precisa ter aquele frio na barriga com entrevistas de vistos e nada disso.
E agora que você já sabe o procedimento de como tirar passaporte, é só arrumar as malas e começar a planejar suas viagens! Não esqueça de passar sempre por aqui no Blog Soul Turista para aproveitar nossas dicas e descontos. Até mais!!