Templo Budista Foz do Iguaçu: Acesse pra não ficar perdido!
Visitar o Templo Budista Foz do Iguaçu representou tudo o que eu amo em uma viagem: me integrar com novas culturas! E como uma apaixonada por religiosidade (Budista, Católica, Cristã, Muçulmana ou seja lá qual for), escrevi esse post com muito carinho e atenção.
E quando eu disse para você acessar esse artigo para não ficar perdido durante a sua visita, confie em mim. Apesar do lugar ser incrível, a visita não é guiada e você não vai encontrar nenhum tipo de placa com informações e significados. Em todas as estátuas possuem placas, sim, mas elas constam apenas o nome da figura. Se você quer tirar total proveito desse passeio gratuito, vem comigo!
– Onde se hospedar em Foz do Iguaçu
E antes, eu sei que você está querendo uma indicação de agência para fazer seus passeios. Então, vamos lá! Eu sempre reservo meus passeios com a Get Your Guide. Além de ser confiável e trabalhar com as melhores agências do destino, o site tem bons preços e uma política de reembolso que te devolve 100% do dinheiro em caso de cancelamento até 24 horas antes (vide regras e exceções). O site exige isso das agências que trabalham com eles e, por rolar esse intermédio, é muitas vezes melhor reservar com eles do que direto na agência! O preço, na maioria das vezes que eu cotei, é exatamente igual. Eu fiz com eles o passeio para o Parque das Aves, Itaipu e também Cataratas do Iguaçu + Macuco Safari e o lado argentino das Cataratas em Puerto Iguazu.
O Templo Budista Chen Tien
O Templo Budista Chen Tien fica bem afastado do Centro da cidade. Ele está numa região mais alta e, por esse motivo, de lá dá pra você enxergar parte de Foz do Iguaçu, da Ponte de Amizade e da Ciudad del Este (Paraguai).
Ele foi construído em 1996 pela comunidade chinesa que vive em Foz e hoje é considerado o segundo maior templo na América Latina. Está ligado a linha budista Terra Pura.
O que saber antes de visitar o Templo Budista Foz do Iguaçu
Por ser mais distante, caso você não esteja de carro, o jeito mais fácil de chegar é contratando um City Tour de Foz do Iguaçu. A agência cobra pelo transporte até os pontos turísticos, pois a entrada é gratuita. Eles te deixarão na porta e você terá cerca de 40 minutos para explorar o local, o que é tempo suficiente.
Chegando lá, a primeira coisa que você pode fazer é passar na lojinha, que fica ao lado direito. São vendidos estátuas e enfeites, mas eu aconselho a não perder muito tempo por ali, porque o legal mesmo é comprar o seu Kit Pedido.
O kit é composto por dois incensos, duas velas e dois papeis (um papel de agradecimento e um papel de pedido). Você compra para queimar quando entrar no templo. É uma energia surreal!
As estátuas do Templo Budista Foz do Iguaçu
Seguindo no passeio, a primeira grande estátua que você verá é do querido, alegre e sorridente Buda Maitreya (que alguns conhecem por Mi La Pu-San).
Com 7 metros de altura, ele representa a felicidade e a prosperidade e é também chamado de Buda da fortuna. Geralmente, as pessoas que possuem um em casa colocam dinheiro em torno dele para que ele traga a prosperidade financeira. Para os Budistas, a chegada de Maitreya marcará o início de uma nova era, onde o mundo será transformado no paraíso.
A partir daí, você segue para o jardim principal, que é lindo e garante ótimas fotos. Por isso, procure ir num dia bem bonito e de sol! Lembrando que ali é permitido pisar na grama.
Você irá encontrar 108 estátuas amarelas, posicionadas em sequência, e alinhadas em direção ao pôr-do-sol. Elas representam os Amitabhas, que são como sacerdotes, que deixaram suas vidas para trás para ensinar o caminho correto às pessoas. O gesto da mão direita significa meditação; e o da esquerda dá boas vindas e emana boas energias aos visitantes.
Cada estátua possui diferentes nomes de famílias que fizeram doações para a construção do Templo Budista Foz do Iguaçu.
Espalhados pelo jardim, você também verá os Bodhisattvas, que são seres iluminados. Não são budas, mas estão ali para representar as quatro grandes virtudes que devemos seguir durante nossa vida:
- Samantabhadra: a bondade
- Manjushri: a sabedoria
- Ksitigarbha: a salvação de todos os seres
- Avalokiteshvara: a compaixão
A estátua principal
Já quase chegando no templo, você vai encontrar Amitaba, o Buda Celestial. Essa é a figura principal do Templo Budista Foz do Iguaçu.
A estátua de 10 metros de altura é toda feita em bronze e pesa 10 toneladas. É a maior estátua de Buda da América do Sul e foi adquirida em 2004, vinda da China. Ao chegar em frente a ela, você deve falar o mantro NAMO AMITUOFO para eliminar aflições e sofrimentos e também para atrair saúde, longevidade, riqueza e harmonia. Não termine sua visita ao Templo Budista Foz do Iguaçu sem fazer isso, hein?
O ritual para fazer no Templo
Em primeiro lugar, é importante dizer que no interior do Templo, é proibido fotografar e mandatório fazer silêncio. Aqui também que é um local de oração, onde as pessoas colocam seus cartões com pedidos e agradecimentos. Aquele do kit pedido que eu falei lá no começo, lembra?
Funciona assim: é só pedir uma caneta para o funcionário e escrever o que quiser no seu papelzinho. Daí vc vai deixar pendurado nos espaços indicados e acender uma vela. Com essa vela, você acende o seu incenso e deposita no incensário localizado em frente ao Templo.
O interior do Templo
Além disso, lá dentro você verá 18 estátuas dos Arahants. Você verá de longe, pois é cercado para que ninguém se aproxime delas. Os Arahants são pessoas que já atingiram um estado de iluminação tão profundo que não precisam mais reencarnar.
O segundo andar do Templo Budista Foz do Iguaçu não é acessado por turistas. Mas lá fica um salão onde as cerimônias semanais são realizadas. Caso você queira participar, precisa entrar em contato previamente com os funcionários, pois deve ser feita uma inscrição.
Ao lado do Templo Chen Tien está uma imponente estátua que representa o Paranirvana de Buda Shakyamuni. No Budismo, o Nirvana é a libertação do sofrimento material e da ignorância. Uma pessoa pode atingir o Nirvana, mas ainda possuir o corpo físico. Já o Paranirvana é a libertação do corpo físico de quem já atingiu o Nirvana. Ou seja, é a morte mesmo.
Antes de se libertar do seu corpo, Buda Shakyamuni fez seu último discurso público e ficou exatamente na posição da estátua (em meditação deitada). Daí entrou em Paranirvana. Interessante, né? Aprendi tanta coisa que eu nem imaginava nessa visita.
Tudo que eu estou contando aqui para vocês foram informações que tirei com os funcionários. Geralmente, eles não falam isso para ninguém, a menos que você pergunte, porque eles respeitam o seu momento. Mas foram muuuuito solícitos comigo que quis aprender! Eu também aprendi muita coisa com o livreto que adquiri na lojinha. Mas se você não quiser comprar, vem na minha que as informações principais para sua visita são essas! 🙂
Como chegar ao Templo Budista Chen Tien
Eu recomendo, fortemente, que você faça esse passeio com uma agência. Os meus, eu compro na Civitatis sempre para garantir os melhores preços e a disponibilidade de vagas antecipadas.
Eu gosto de fazer assim porque o City Tour por Foz do Iguaçu ainda inclui outros pontos legais de visitação. Outros lugares que você irá de uma vez são a Mesquita Islâmica e o Marco das Três Fronteiras. Mas, se ainda assim, você quiser ir por conta própria, vou te explicar abaixo como chegar lá.
Ônibus
Para chegar lá de transporte público, vá até o Terminal de Transporte Urbano que fica na Avenida JK, 1385, bem no Centro de Foz.
Chegando lá, tome a linha 103 em direção ao Jardim Califórnia e diga ao condutor que você quer descer no Templo Budista. O ponto de ônibus fica a poucos metros da entrada.
Carro
Caso você alugue um carro, dirija pela Avenida Tancredo Neves (BR-600). Ela liga o Centro de Foz do Iguaçu a Hidrelétrica de Itaipu. É só ficar de olho nas placas que rapidinho você chega! O endereço é: Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 – Foz do Iguaçu/PR.
Informações Úteis sobre o Templo Budista Foz do Iguaçu
- Horário de Funcionamento: Terça à Domingo, das 9h30 às 16h30
- Ingressos: Entrada Gratuita
- Telefone: (45) 3524-5566
- Endereço: Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 – Foz do Iguaçu/PR
O Templo Budista Foz do Iguaçu Chen Tien é um passeio imperdível e que foge totalmente da rota tradicional das cataratas. Mas de uma forma incrível ele se conecta a todo aquele significado. Porque você vê uma imensidão de água e lembra como é um grãozinho de areia no mundo… e depois vai refletir e descobrir sua importância. Eu não tenho nem palavras! Realmente amei!
E é claro que não pode faltar outros passeios imperdíveis por Foz do Iguaçu. Entre eles o Parque das Aves, as Cataratas do Iguaçu, Puerto Iguazu, compras no Paraguai e muito mais! Vou deixar aqui embaixo a minha indicação de site e agência confiável. É por onde eu sempre reservo meus passeios pelo Brasil e pelo mundo e o que é melhor: esse site tem uma política de reembolso flexível. Eles te devolvem 100% do dinheiro em caso de cancelamento até 24 horas antes (vide regras e exceções). O site exige isso das agências que trabalham com eles e, por rolar esse intermédio, é muitas vezes melhor reservar com eles do que com a própria agência!
Agora me conta, você já foi lá ou em algum outro templo que existe no Brasil e no mundo? O que achou? Me conta aqui nos comentários!