Como ver o Papa em Roma: Bate e volta ao Vaticano

Todo mundo sabe que o “Papa é Pop”, mas dizem que depois que o Papa Francisco assumiu o número de visitantes do Vaticano aumentou em 30%. Então, se quer fazer parte dessa estatística e saber como ver o Papa em Roma, esse post foi criado pra você!

Esse é um sonho até para quem não é católico fervoroso e a melhor notícia é que o evento é totalmente gratuito. Salvo algumas datas especiais e celebrações cristãs, há duas oportunidades na semana para ver o sumo pontífice. Confira agora os dias e horários para participar!

Piazza di San Pietro no Vaticano

Como ver o Papa em Roma?

Há dois dias da semana para ver o Papa no Vaticano:

  • às quartas-feiras na Udienza Generale às 9h30 (a bordo do papamóvel – cumprimentando e abençoando os visitantes);
  • aos domingos durante a Angelus Domini (onde ele aparece na famosa “janelinha do Vaticano”)

Ambos eventos são realizados na Piazza San Pietro, onde fica a Basílica, e ter participado foi uma das coisas mais emocionantes que eu já fiz na vida. A energia emanada é indescritível.

Então, em primeiro lugar, você já sabe: é preciso planejar para que a sua estadia em Roma coincida com algum desses dois dias da semana.

Depois, é bom dar uma olhada na agenda do Papa para garantir que ele estará no Vaticano naquela semana. Faça isso para não se decepcionar depois, tá bom? As vezes ele viaja para seus compromissos, mas por sorte ele fica no Vaticano bastante! Você pode acessar a agenda do Papa aqui.

Se tudo conspirar a seu favor, basta saber a diferença entre os dois eventos e ir (faça chuva ou faça sol).

 

Como ver o Papa na Udienza Generale às quartas-feiras

A Udienza Generale é uma oportunidade de ver o Papa Francisco mais de perto. Então, como você deve imaginar, é uma multidão! A entrada já começa a ser liberada a partir das 7h da manhã, mas o evento em si começa as 9h. Primeiro são lidos os nomes dos grupos de visitantes presentes ali e, finalmente, as 9h30 aparece o Papa a bordo do seu papamóvel.

Ele atravessa toda a Piazza di San Pietro acenando para a multidão. Aqui vai a minha dica: Fique o mais próximo possível das grades de madeira que formam o corredor. É por ali que o Papa irá passar.

 

Depois desse “desfile”, o Papa diz algumas palavras e essa cerimônia é traduzida para diversos idiomas, inclusive o português. Não é uma missa, longe disso, mas sim um momento de reflexão e mensagens especiais.

Por fim, o Papa dá a benção a todos, inclusive aos objetos que levaram durante o evento. A Udienza Generale dura, aproximadamente, duas horas e agora eu vou ensinar como conseguir o seu convite.

Como conseguir o convite para a Udienza Generale do Papa no Vaticano?

Como é uma cerimônia mais demorada, o Vaticano organiza uma área com cadeiras para os visitantes. Essa área fica bem próxima a Sua Santidade, mas para sentar é preciso garantir um convite gratuito com antecedência.

Você deve preencher o formulário disponibilizado no site do Vaticano e enviá-lo por carta ou por fax no número +39 06 6988 5863. Eu indico que você faça isso com uns três meses de antecedência.

Dica Soul Turista para economizar: Envie através do site Hellofax que é uma espécie de fax online. Eles não cobram o envio de documentos com até cinco páginas. 😉

Depois eles mandam a resposta e os bilhetes devem ser retirados no Portone di Bronzo (Portão de Bronze que fica a esquerda da Basílica) no dia anterior à audiência, entre 15h e 19h.

Como ver o Papa em Roma as quartas feiras na Udienza Generale

Parece muita burocracia pra você ou você só leu esse post poucos dias antes de viajar? Bobeou né, mas não precisa se desesperar.

Caso você esteja disposto a ficar em pé por mais de duas horas, não precisa de convites. Basta chegar com antecedência na Piazza di San Pietro e acompanhar o evento mesmo assim. Mas é importante lembrar que, nesse caso, você estará contando com a sorte. Quem tem convite tem prioridade e, além disso, quando está muito frio ou chovendo, a audiência acontece na Sala delle Udienze di Paolo VI e o número de participantes é limitado.

Como ver o Papa no Angelus Domini aos domingos no Vaticano

Eu participei do Angelus e foi ainda mais simples. Ele acontece aos domingos, ao meio dia e é uma celebração onde o Papa relembra a anunciação que o Anjo Gabriel fez a Maria.

Ele diz algumas palavras, que eu confesso que não entendi porque tudo acontece em latim e italiano. Nesse caso, não existe ninguém traduzindo, mas apesar disso é uma energia tão boa que torna tudo incrível. Ele também reza algumas Ave Maria, daí dá pra entender e rezar junto no seu idioma 🙂

No Angelus, não precisa de convite, é só chegar. Mas chegue com antecedência para evitar filas, tá bom?

Como ver o Papa em Roma na Praça de São Pedro
Quando a gente chegou, tava bem vazio
Multidão na Praça de São Pedro esperando para ver o Papa
De repente, uma multidão tomou conta!

O Papa aparece de longe, mais precisamente no prédio da direita da Praça de São Pedro. Então, chegue com antecedência e se posicione perto do prédio e não perto da Basílica como faz muita gente.

Prédio onde fica a Biblioteca do Vaticano e o Papa durante o Angelus Domini
Esse é o prédio pra você ficar o mais próximo possível

Aquela janelinha é, na realidade, a Biblioteca do Vaticano. Pouco antes do papa aparecer, eles penduram a bandeira vermelha.

Papa na janela da Biblioteca do Vaticano aos domingos

A cerimônia do Angelus Domini costuma durar de dez a quinze minutos e ao final o Papa diz assim “Bom domingo e bom almoço e não se esqueçam de rezar por mim”. Um fofo, né?

A Guarda do Papa

Com certeza para quem procura como ver o Papa em Roma, visitar o Vaticano é cheio de fatos interessantes. Eu achei muito engraçado e bonitinho os uniformes dos guardas do Papa, chamada oficialmente de Guarda Suíça Pontifícia!

Guarda Suíça Pontíficia do Papa no Vaticano
O design foi feito por Michelangelo

Como chegar ao Vaticano a partir de Roma

Chegar ao Vaticano é bem fácil, até porque o menor país do mundo fica no meio de Roma. Te confesso que eu nem sabia quando eu estava no Vaticano ou quando eu estava em Roma hahah

Mas não basta saber como ver o Papa em Roma né, tem que saber chegar até lá. Você consegue chegar de metrô ou ônibus, sendo que o metrô de Roma só possui três linhas e é um dos menores de toda a Europa.

Para quem vai de ônibus, já esteja preparado para enfrentar muito sufoco tanto às quartas quanto aos domingos. Saia do seu hotel bem mais cedo, pois vão passar vários ônibus que você não vai conseguir entrar. Inclusive, se você for esperar um “tranquilo”, você vai perder o evento. Então, enfrente os empurrões mesmo e vai se enfiando. Para as famílias muito grandes, eu recomendo fortemente ir de metrô.

Se optou pelo metrô, basta descer na estação Ottaviano, que fica a cerca de 5 minutos da Piazza di San Pietro.

Se optou pelo ônibus, existem duas opções e ambas são muito próximas:

Linha 64 (Termini-San Pietro), te deixa na estação de trem San Pietro;

Linha 40 (Termini-San Pietro), que deixa no Borgo Sant’Angelo.

Eu peguei a linha 64 que tinha um ponto bem em frente meu hotel. Fiquei hospedada no Hotel Boutique Nazionale, que tem café da manhã incluso (o que é bem raro na Europa), fica bem localizado na Via Nazionale e possui um ótimo custo-benefício. Recomendo muito! Mas para comparar outras opções em Roma, acesse no Booking mais opções de hospedagem

Para você que vai fazer uma Eurotrip, saber como ver o Papa em Roma é fundamental. Então, já salva esse post no seu Pinterest para não esquecer de participar dos eventos.

Montagem para clicar e salvar no Pinterest de como ver o Papa em Roma

Planeje sua Viagem