Punta Carretas e Pocitos: Passeio pelos bairros nobres de Montevidéu
Punta Carretas e Pocitos são dois bairros nobres de Montevidéu, que abrigam várias construções famosas e mansões, que certamente não podem ficar de fora do seu roteiro pela capital uruguaia.
Por lá, você também vai encontrar um shopping, boas opções de hotelaria e gastronomia. E, aliado a isso, está o fato de serem bairros agradáveis de caminhar e bem seguros. Que tal incluir dar um passeio por lá? Vem comigo!
O que fazer em Punta Carretas e Pocitos
Bem próximos um do outro, em poucos minutos de caminhada você percorre Punta Carretas e Pocitos e descobre pontos turísticos do Uruguai que pouca gente conhece. Confira!
O que fazer em Punta Carretas
Para os fãs de arquitetura, há diversas mansões espalhadas pelo bairro de Punta Carretas. Algumas foram construídas pela Bello y Reborati, famosa companhia fundada por Ramón Bello e Alberto Reborati.
No entanto, a construção que mais me chamou atenção foi o Castillo Pittamiglio. Construído por Humberto Pittamiglio em 1911, o castelo foi doado à Montevidéu e hoje funciona como um centro cultural e museu. Se quiser colocar direto o endereço no Maps, é só seguir para a Rambla Mahatma Ghandi.
Farol de Punta Carretas
Além das mansões, há mais atrativos para visitar por lá, como o Farol de Punta Carretas. Construído em 1876, ele possui 21 metros de altura e é o ponto mais meridional de Montevideo e, por isso, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. A curiosidade aqui é que a cada dez segundos ele emite uma luz, que guia as embarcações que chegam ao Rio da Prata. Esse feixe de luz alcança até 28 km, o equivalente a 15 milhas náuticas. É possível subir no Farol e ter uma vista panorâmica da praia que, na minha opinião, é a mais linda da cidade!
Punta Carretas Shopping
O shopping de Punta Carretas é um dos principais de Montevidéu e é bem luxuoso, tanto em questão de arquitetura quanto no padrão das lojas. Por incrível que pareça, eu comprei um perfume na Zara mais barato do que em muito lugar no Brasil, porém de resto só encontrei marcas como Levi’s, Pandora, Puma, entre outras. Mas lá também tem um cinema e a praça de alimentação, com diversas opções a preços padrões, inclusive de fast food.
Mas o mais legal sobre o Punta Carretas Shopping, e o que faz valer a pena a sua visita, é que ele foi transformado ao longo de sua história. Somente em 1994 é que ele se transformou em shopping, mas antes o local funcionou como penitenciária de segurança máxima.
Foi ali que ocorreu, em 1971, a fuga de mais de 100 presos do grupo guerrilheiro Tupamaro. Até hoje, essa é a maior fuga de presos políticos conhecida no mundo, registrada até pelo Guinness Book. O túnel de mais de 45 metros começou a ser cavado com cerca de um mês de antecedência e ligava a cela de número 73 (a prisão contava com mais de 400 celas) até uma casa que ficava em frente à penitenciária. Entre os fugitivos estava até o ex-presidente da república uruguaia, Pepe Mujica.
Em 1986, o presídio deixou de funcionar e quando o espaço foi vendido a um consórcio imobiliário, é que ficou decidido transformá-lo em centro comercial. As obras começaram em 1991 e o shopping foi inaugurado em 1994. Bem em frente a ele, encontra-se uma mesa enorme com o nome de todos os presos que por ali passaram.
Endereço: José Ellauri 350, 11300 Montevideo, Uruguai. O shopping abre todos os dias, das 10h até as 22h.
O que fazer em Pocitos
O maior atrativo dessa região é a Praia de Pocitos, que é bem gostosa para nadar e tomar sol. No tempo que eu passei por ali, não vi nenhum vendedor e nem quiosques. É uma praia para você levar suas coisas e ficar bem a vontade.
Caso não queira entrar no mar, basta fazer um passeio caminhando pela Rambla. Lá no final, bem no final mesmo, cerca de 1 km de caminhada, você encontra o Letreiro Montevideo.
Passeios em Montevidéu
Se você procura o que fazer em Montevidéu além dos bairros Punta Carretas e Pocitos, seu roteiro será preenchido por um passeio na Ciudad Vieja, onde está a maioria dos pontos turísticos da cidade.
Ali se encontra a Plaza de la Independencia, a estátua e mausoléu do General Artigas, o Palácio Salvo e o Teatro Solís, entre outros. Como tudo é próximo, você consegue fazer todos esses passeios pela Ciudad Vieja em um dia.
No outro dia, separe para fazer um bate e volta até Colonia del Sacramento, vale a pena! Vou colocar aqui embaixo os passeios que eu fiz e indico – você pode reservar com confiança e garantia de 100% de reembolso caso cancele com 24 horas de antecedência. Confira as opções!